Subscribe:
Um dragão confuso que encontrou o hobbie perfeito, a agricultura.

Labels

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Roubaram-me as courgetes ):

 
Foi com tristeza que um certo dia me deparo com a inexistência de courgetes ):

Apesar de o muro estar vedado, com 1,5mt de blocos e 60 cm de gradeamento em ferro, alguém "me foi" às courgetes :)

Não fiquei nada contente como é óbvio, mas dei comigo a pensar "Ao menos que tenha sido alguém a quem faça falta" e assim alivia-me um pouco o pesar ...


Cenouras

 
Como já calculava as cenouras não saíram grande coisa ):

O solo é demasiado duro e as cenouras não conseguiram "furar" a terra ... por isso engrossaram. Não faz mal, valeu pela experiência, já semeei em tabuleiro, nova remessa que espero transplantar em breve para uma zona onde a terra seja mais apropriada, até porque tenho vindo a acrescentar estrume e a terra tem sido sachada frequentemente, logo espero que os resultados sejam melhores.



Apanha da Batata


 A minha primeira experiência com o "arranca batatas" adaptado no meu "trator", como carinhosamente lhe chama o meu filhote, correu muito bem, mas nem tudo foram rosas.

A terra como já havia referido não era a melhor e para além disso era durissima. Em "amena cavaqueira" com alguns vizinhos que se dedicam ao cultivo desde sempre, comentáva-se que parecia impossível como é que conseguiram nascer batatas numa terra tão dura e com tantas pedras. Mas o facto é que cresceram e bastantes.

Montei os apetrechos (rodas e acessório arranca batatas) e lá comecei eu a tentar levantar batatas. Embora tenha conseguido arrancar todo o batatas (+- 500 m2), a tarefa durou uma semana inteira, pois mesmo com a "máquina" os avanços não eram muito, porque foi extremamente difícil furar a terra. No entanto, com total cometimento e com vontade férrea consegui executar a tarefa com mestria.

Como resultado final e apesar de ter utilizado luvas reforçadas nas palmas das mãos, fiquem com bolhas de sangue enormes nas mãos, que ocupavam 1/4 da palma da mão.

O meu objetivo no inicio era pesar as batatas, mas dado o trabalho ter demorado mais do que o previsto, fomos logo começando a saborear as nossas batatinhas e separando as demais de forma a podermos armazená-las e protegê-las para posterior consumo.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

2ª Maratona BTT Gouveia

http://www.maratonabttgouveia.com/sites/default/files/poster_maratona_ig_2012.jpg
Primeira participação num evento de BTT, embora já tivesse vontade de participar mais cedo, por falta de companhia ou até de incentivo, fui sempre adiando. E quase por acaso resolvi inscrever-me, depois de em conversa com um amigo de Gouveia, que partilha comigo alguns trilhos quando vou a Gouveia. Ele falou-me que se tinha inscrito e incentivou-me a tal, como a data estava livre na agenda, resolvi inscrever-me, embora fisicamente não fosse o momento ideal, mas não arranjaria novamente desculpas, vai dai, inscrevi-me.

Como o meu amigo se inscreveu na Meia-maratona, resolvi fazer o mesmo, no entanto, na altura pensei para comigo que seria melhor inscrever-me na Maratona, mas assim não teria companhia e nem bicicleta, pois a minha bicicleta de BTT não é grande coisa.

E pronto, fui para Gouveia com a minha pequenota, o mano e a mamã tinham outros planos e assim podia ficar com os avós. Durante o percurso, como é apanágio meu, enganei-me no caminho, distração, e em vez de virar para Aveiro/Viseu, só saí da Autoestrada em Coimbra... :) depois mais à frente em vez de virar para Viseu, virei para Nelas e mais 30 minutos de viagem cheia de curvas. Como se não bastasse quando cheguei a Gouveia, levava uma lata de 5lts de esmalte, quando abri a carrinha a lata caiu em cima das minhas sapatinhas e... :) fiquei verdinho :) lolol

De noite a minha pequenota saiu um bocadinho com os avós e quando chegou já vinha a chorar que queria o papá. A somar a isto foi uma noite em que acordou várias vezes, ou porque queria fazer xixi ou simplesmente porque queria falar com o papá :) lolol

Às 7h acordei para ver as condições do equipamento (bicicleta) que já não usava à 8 meses. Enchi os pneus, equipei-me pus óleo na corrente, deixei tudo pronto para os meus sogros não terem problemas.

Sai de casa ao encontro do meu amigo Gouveense e lá fomos nós em amena cavaqueira rumo à partida.

Às 9horas em ponto lá partimos nós.

Percurso:
"Para a segunda Maratona de BTT Instituto de Gouveia foram definidos novos percursos que desvendam uma perspetiva diferente da encosta noroeste da Serra da Estrela. Com início em Gouveia os percursos da Maratona e Meia-Maratona começam por ganhar acumulado de subidas até às magníficas paisagens do lendário Vale do Mondego.
Após nova subida até à Portela de Folgosinho e ao Alto de S. Domingos os percursos dividem-se. A Maratona estende-se até à aldeia histórica de Linhares da Beira regressando ao percurso da Meia-Maratona através de troço sinuoso de subida e descida até às terras de Viriato - Folgosinho. 
A parte final dos percursos faz-se principalmente em descida com vistas panorâmicas para as aldeias do concelho, numa zona granítica, onde os grandes rochedos se destacam."

O inicio da prova foi a modos que, durinha, como não praticava desporto à algum tempo, fiquei realmente à rasca com o início. Sempre a subir ... f........., comecei eu a pensar "e eu a pensar em fazer a Maratona(70km)" :) lol

Depois dos 9 km, foi muito bom, o percurso era lindíssimo e duro, mas como uma das minhas características é a resistência, depois do inicio, não há nada que me abale :) lol

A 4 km do fim numa descida brutal, bati numa pedra, que me empenou completamente o desviador traseiro, só me apercebi quando este dobrou completamente quando tive necessidade de mudar a "mudança" :)

Foram 15 minutos a tentar desempenar o carreto para pelo menos conseguir chegar ao fim. Lá consegui depois de umas marteladas com uma pedra. E como se não basta-se tive de fazer o resto do percurso sempre com a mesma mudança :) podia ter sido pior :) lol
Conclusões:
 - organização fantástica em todos os aspetos;
 - percurso muito duro e muito bonito;
 - nem pensar em participar noutro BTT, com uma bike tão fraquinha :) lol
- ter atenção às pedras. :) lol

Semear Milho


 
Concluído o projeto do "Terreno da Minda" pensei em semear milho.

Após a aquisição dos acessórios para a motoenxada, eis que houve necessidade de dar uso ao material :)

Mais uma vez tive de consultar a opinião de quem sabe (vizinhos e familiares) e algumas pesquisas na Internet para saber qual o melhor destino a dar ao terreno com cerca de 1200 m2.
Depois de recolhida toda esta informação e discutida cheguei à conclusão que o melhor seria semear milho.

Houve um vizinho que prontamente me deu o resto do saco de milho de semear que lhe havia sobrado, a minha bisavó deu o resto e também feijão para semear no meio do milho para assim não precisar de colocar estacas para os feijões poderem trepar.

Para a execução desta tarefa finalmente dei uso à minha motoenxada (HB 585). Embora já tenha usado o equipamento para fresar partes da minha Horta, as extensões foram sempre tão reduzidas que não houve oportunidade para tirar partido do potencial do equipamento.

Para começar a semear o milho comecei por usar a motoenxada para fresar toda a extensão do terreno, inicialmente comecei por passar a fresa de forma não muito profunda apenas para levantar eventuais pedras, raizes e outros lixos ainda presentes no solo. Após uma primeira fresagem comecei por fresar de forma mais profunda a terra de forma a que esta ficasse leve e solta. 

Concluída a fresagem, montei os acessórios (rodas de tractor e abre-regos) na motoenxada e comecei a abrir os regos para se semear o milho. Para a tarefa de semear contei com a ajuda da minha Bisavó, tia e ajudante mais velho. Enquanto eu passava a motoenxada para abrir os regos, os meus ajudantes iam semeando o milho e o feijão.

Abrir os regos não foi tão fácil como aparentemente achei que seria, embora a terra seja boa, para que a tarefa de abrir os regos fosse mais fácil seria necessário a introdução de pesos nas rodas, mas como são caros ainda não tive oportunidade de os comprar, sendo assim tive de fazer bastante força para que as rodas não derrapassem e conseguir fazer os regos direitos. O objetivo de fazer os regos direitos foi apenas parcialemente cumprido, mas claro também foi a primeira vez :) lol

Depois de semear cobrimos o milho e os feijões com a terra de um dos lados do rego (processo manual, enxada).

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Opinião sobre Motoenxada Viking HB 585


Para poder ajudar eventuais interessados em equipamentos, como uma motoenxada, aqui fica a minha opinião depois de finalmente ter dado uso à motoenxada Viking HB585 que acabei por comprar.

O Equipamento é em termos de aparência realmente bonito, apresentando um aspeto moderno, daí ter ganho alguns prémios no seu segmento. Neste ponto é realmente muito melhor que todos os outros que tive oportunidade de obter informação e de ver com os próprios olhos.

Em termos de arranque é excepcional, é a primeira motoenxada que tenho, mas em todos os equipamentos que tive, em que tinha que "puxar" um automatismo para ativar o motor (roçadora ou motoserra), nunca tinha sido tão fácil, aliás das 6 vezes que usei arrancou sempre à primeira.

Em termos de potência do motor, também fiquei satisfeito, uma vez que trabalhei um terreno com 700 m2 e outro com aproximadamente 1500m2 e não tive problemas nem a fresar nem a abrir regos.

Outra coisa muito boa é o facto de poder facilmente alterar a distância de fresagem (30, 60, 85, mais ao menos).

Uma desvantagem para os motocultivadores é a utilização de acessórios. Embora tivesse feito a aquisição do abre regos, arranca batatas (ainda não experimentei) e dos pneus de trator, não é certamente a mesma coisa do que utiliza-los num motocultivador, até porque geralmente são equipamentos com mais potência.
No entanto, há um aspeto fantástico, que destaco deste modelo da Viking HB585, é o facto de conseguirmos regular a velocidade, embora tenha apenas uma velocidade para a frente e outra para trás através duma alavanca no guiador conseguimos controlar a acelaração do equipamento, e isto é mesmo muito importante principalmente quando se utilizam acessórios como o abre-regos e os pneus de tractor, caso contrário a motoenxada torna-se demasiado difícil de controlar e dificílimo de abrir regos. Outra coisa que destaco é que graças a este sistema nem tive necessidade de comprar os pesos para as rodas, embora este facto também se deva à qualidade da terra.

O único inconveniente, mas que se estende a todos os outros equipamentos similares é a troca de acessórios que é sempre aborrecida.

Veredicto final: NOTA 10 (0 a 10)

Acessórios Motoenxada

Quando comprei a motoenxada já sabia que mais tarde ou mais cedo teria também de pensar em investir em acessórios para tirar partido das reais capacidades da motoenxada, na altura depois de ter feito imensas pesquisas e de consultar algumas casas que comercializavam este tipo de equipamentos, acabei por optar por comprar uma motoenxada em detrimento de um motocultivador, não só pelo preço, mas também pela profundidade de fresagem que é mais funda com a motoenxada e pela perspetiva de poder usar os mesmos acessórios que são habitualmente usados nos motocultivadores. (Mias à frente farei um post com a minha opinião sobre a motoenxada)
Quando semeámos as batatas na altura contratámos os serviços de um vizinho, que fresou o terreno e depois abriu os regos para podermos colocar as batatas. No entanto, achei demasiado caro o preço que paguei pelo respetivo serviço, vai daí comecei a procurar informações sobre motocultivadores e motoenxadas e saber quais os preços. Facilmente cheguei à conclusão que realmente 80 euros pelo trabalho eram demasiado, até porque por cerca de 600 euros já se consegue comprar uma boa motoenxada.

Agora por mais cerca de 200 euros comprei a lança para adaptar os acessórios, as rodas de tractor e o abre regos e arranca batatas.

A Sementeira



Como já não tinha espaço na Horta e resolvi fazer a aquisição de algumas sementes pouco comuns, através de uma compra online, resolvi planear uma sementeira ou espécie de ....

Comecei por juntar garrafões de água vazios, garrafas, copos de iogurte e outras embalagens que se destinavam ao ecoponto, comprei terra própria para a germinação, turfa e substrato.

Comecei por usar apenas a terra para germinação, fui enchendo os diversos recepientes e depois com ajuda dos meus ajudantes fomos fazendo um buraco com o dedo para colocar a semente, depois colocámos as sementes e cobrimos com terra. Juntámos todos os recepientes cheios e colocámos na varanda, depois com o regador os ajudantes regaram bem a terra e pronto esperamos ter bons resultados dentro de pouco tempo.

Durante mais de uma semana fomos executando esta rotina até que tivémos que utilizar mais outra varanda, porque já não havia espaço para mais :) lol Como é fantástico o riso deles, quando a mãe se queixa que já nem espaço tem para vir à varanda :) lol

Courgetes


As courgetes que cultivámos são começaram a dar frutos e que frutos. Surpreendentemente ou não, as cougetes que havia plantado estão enormes. As primeiras duas cortei com um tamanho assinalável, não porque quiz, mas porque surpreendentemente de um momento para o outro elas cresceram imenso.

Depois de ter comentado o assunto no café que habitualmente frequente e que me serve também de fonte de informação para consolidar esta minha aventura na agricultura, aconselharam-me a não deixar crescer muito as courgetes porque se crecerem muito ficam mais duras. Resolvi investigar tal sugestão e parece que é mesmo verdade ... mais uma dica que aprendi dos "antigos".

Chamo a estas dicas dos "antigos" porque uma das pessoas que frequenta o café e que me dá conselhos geralmente começa as dicas por "Os antigos ..." ou "Já diziam os antigos ...." lol :)

Aqui ficam alguns exemplares das nossas courgetes e ainda tem tantas ainda a crescer :)

Projeto II - "Terreno da Minda"



Projeto concluído.
 
   "Eis que se depara um novo desafio, desta vez um terreno com cerca de 1200m2.
  • 1ª fase cortar o mato de forma a poder arrumar os materiais de construção.
  • 2ª fase arrumar o material cerâmico que está espalhado pelo terreno
  • 3ª Tapar buraco com cerca de 2,10m de altura por 1m de largura
  • 4ª arrumar as telhas e os tijolos 
  • 5ª cortar lenha
  • 6º acertar um canto do terreno para cultivar feijão (3 variedades)
  • 7º arrumar os tubos de canalização que estão dispersos pelo terreno
  • 8º juntar toda a madeira dispersa pelo terreno
  • 9ª cortar madeira para lenha
  • 10ª Cimentar um dos cantos do terreno para dar suporte a futuro “coberto”, para poder descarregar material que seja necessário e executar trabalhos que sejam necessários fazer."
Depois de um enorme esforço para fazer a total limpeza do terreno que se encontrava cheio de mato e com restos de materiais de construção espalhaços em toda a sua extensão, posso dizer que o terreno se encontra, agora, em condições de ser lavrado.

Os materiais cerâmicos encontram-se agora num dos cantos do terreno devidamente arrumados em paletes, julgo que estão distribuidos em 6 paletes.

As telhas e tijolos estão junto do material cerâmico e encontram-se arrumados em 2 paletes.

O buraco com cerca de 2,10 de profundidade, encontra-se agora completamente tapado, depois de o ter coberto com a pá (estafa, esta parte custou mesmo muito).

A lenha cortada, essencialmente velhas traves de cobertos e de estruturas de telhados, deu para carregar 6 carrinhas de uma carrinha Berlingo, sempre cheia até cima, está garantida lenha para o próximo Inverno.

Os tubos de canalização estão todos encostados junto de um dos muros de vedação do terreno, os mais danificados foram queimados, as pontas e tubos em boas condições guardei para futuras utilizações, para por exemplo servir de estaca, etc.

Depois de todo o trabalho concluido houve necessidade de contratar uma retroescavadora para acertar o terreno, uma vez que o terreno tinha muitos montes de terra e também para poder levar todo o entulho que sobrou da limpeza do terreno.

Segue-se agora a preparação para o cultivo :)

Ervilhas



Dia de colher ervilhas :)

A conselho da avózinha, démos inicio à apanha das ervilhas. Segundo a avó, as ervilhas já estão boas para serem colhiadas, porque já começam a ficar secas ...

E assim fizémos, mãos à obra ... É óbvio que a principio o jeito não foi o melhor e os ajudantes colheram algumas que ainda não estavam criadas, mas depois de avisados lá corrigiram ...

Enquanto colhiamos as ervilhas, resolvi também arrancar algumas ervas daninhas que começavam a crescer junto das "ervilheiras".

Depois de algum tempo a colher as ervilhas, que não contabilizei, carreguei um balde cheio de ervilhas ainda em bagem. Transportei para casa.

Quando chegamos a casa resolvemos desbulhar as ervilhas, a avó, os ajudantes, a tia, eu e a esposa :)

Depois de uma animada debulha resolvi pesar as ervilhas. O resultado final já sem a bagem, ou seja, só em ervilhas, foi de 2,05kg.

Bem, a aventura não está a correr nada mal, :) talvez seja sorte de principiante, a ver vamos :) e ainda ficaram algumas bagens ainda jovens que talvez na próxima semana já estão prontas para serem apanhados, mas claro terei de consultar a ajuda de quem sabe, :) "oh avó, as ervilhas já podem ser apanhadas":)lol

Feira do Livro

Fotografia da Feira do Livro


Aproveitámos o feriado e resolvemos fazer uma visita à Feira do livro, desta vez os ajudantes ficaram com os avós.

Como estava bastante fresco e as ameaças de chuva eram muitas foi bastante agradável a visita à feira do livro, uma vez que embora estivesse bastante gente, podiamos facilmente consultar os livros e andar à vontade.

Aproveitei para visitar algumas editoras que habitualmente publicam livros dos quais são fã, de entre as quais destaco, a Saída de Emergência, que é há algum tempo a minha preferida e que mais uma vez não me desiludiu. No entanto, o maior destaque vai para o espaço reservado para os pequenos editores que a preços fantásticos nos apresentam alguns livros bastante interessantes.

Resumindo da nossa visita à feira do livro, destaco o novo livro de Robin Hobb, da série Regresso do Assassino e um livro que comprei sobre conselho da avozinha para a sua horta.
"Os poderes do Assassino tornaram-no uma lenda. Mas quando ensinar o herdeiro a usá-los, ficará o reino mais seguro ou irremediavelmente perdido? Depois do desafio lançado ao Príncipe Respeitador pela narcheska das Ilhas Externas, só lhe resta embarcar para o país de Eliânia em busca do dragão de Aslejval que tanto pode existir como não passar de uma lenda antiga. Fitz, o mais famoso e temido assassino do reino, irá com ele. Mas a partida do herdeiro ao trono dos Seis Ducados para uma atribulada viagem marítima até uma terra de antepassados e inimigos não é algo que se faça de ânimo leve. Que desafios irão ter de enfrentar os nossos heróis? As magias que ambos manejam imperfeitamente, serão uma ajuda ou um empecilho? E o que acontecerá aos Seis Ducados se o herdeiro desaparecer para sempre nessa terra misteriosa e distante?"

terça-feira, 12 de junho de 2012

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Lego Technic 8043

E pronto já está! Finalizei a construção.

Comprei através da loja online da Lego, o set Lego Technic 8043. Esta compra foi uma loucura, mas a expectativa era muito alta, até porque tinha bastante curiosidade em ver como seria possível dar movimento a uma construção Lego, o facto de ser motorizado e de possuir telecomandado (infravermelhos).

Fiquei desde logo convencido pelo detalhe e pela solidez da máquina escavadora.

Embora não tenha sido uma montagem nada fácil, devo acrescentar que não tive dificuldades de maior, apenas algumas pequenas dúvidas que fui solucionando com perícia. Devo realçar que os manuais são mesmo muito bons e embora careça de muita atenção são muito minuciosos e bem elucidativos.

É interessante como com quatro controlos (dois controlo remotos, dois controlos por controlo remoto) é possível comandar seis movimentos diferentes (que são ativados por quatro motores). A ideia é simples e bem executada, um dos controlos (na imagem nota-se que tem uma peça vermelha) serve para comutar entre o controlo do braço e o controlo das lagartas e rotação. Ou seja, os restantes três controlos são usados para controlar a posição do braço, ou são usados para conduzir e rodar a cabine.

Embora tenha uma opinião excelente sobre este set da Lego Techinc, devo referir alguns detalhes que me parecem menos bem. Desde logo, as lagartas são muito lentas e depende do tipo de piso onde estão assentes, o comutador entre o controlo do braço e o controlo das lagartas, nem sempre funciona de forma conveniente e é necessário fazer a comutação manualmente.