Subscribe:
Um dragão confuso que encontrou o hobbie perfeito, a agricultura.

Labels

terça-feira, 10 de julho de 2012

Semear Feijão Catarino e Feijão Frade



Apesar de  já ter fresado o terreno onde havia cultivado as batatas, achei que o devia fazer novamente acrescentando o resultado da compostagem que fomos fazendo desde o inicio do ano. Desta forma conseguimos também fazer a correcção e nivelação do terreno.
Quando comecei a sentir a motoenxada e enterrar e a terra a ficar macia, achei que estava na altura de começar a abrir os regos.
Como já havia escrito, um dos inconvenientes da motoenxada é a montagem dos acessórios. De forma a facilitar a minha tarefa e não demorar tanto tempo a montar os acessórios, resolvi não montar as rodas de trator, reduzi o tamanho das fresas e montei o abre regos.
Como a terra estava bastante macia foi com facilidade que abri os regos, deixando uma abertura razoável no abre regos para facilitar sachar o intervalo entre os regos de feijão.

Enquanto ia abrindo os regos, a minha mãe e tia iam semeando os feijões. Inicialmente éramos só para semear feijão catarino, mas como acabaram os feijões resolvemos também semear feijão frade.
Concluída a abertura dos regos, cobrimos o feijão com a enxada. Durante todo este processo foi impressionante a quantidade de pedras que ainda retirámos ... safa tanta pedra :)

Feijão catarino - (Phaseolus vulgaris) *1
Especificidades – feijão raiado de óptimo sabor e textura aveludada. Fica rosado depois de cozinhado. Rico em fibras, Vit. B, ferro, potássio, magnésio.
Uso culinário – usado em sopas, saladas, molhos, cremes, croquetes, guisados. 


O feijão-fradinho, feijão-frade *2 ou feijão-de-corda (Vigna unguiculata) é uma planta da família das leguminosas (Fabaceae), subfamília papilionoídea (Faboideae). São plantas geralmente anuais, erectas ou trepadoras, com caules estriados e glabrescentes, isto é, com tendência a perder os pêlos que se dispõem na suas hastes. As suas folhas são trifolioladas, com apêndices (estípulas) na base do pecíolo, sendo os dois folíolos laterais oblíquos em relação ao plano do folíolo central. As flores dispõem-se em pequenos grupos semelhantes a cachos, com poucas flores, que partem da base do pecíolo das folhas (ou seja, em pseudocachos paucifloros axilares).  (continua ...)


Tomateiros


 Acho que também estão a crescer bem os meus tomateiros. Estava com algumas duvidas, porque um deles acabou por arejar, como sou novato não me apercebi que deveria ter sulfatado, mas mal recebi o alerta, resolvi sulfatá-los e agora sim crescem a olhos vistos e estão carregadinhos.

No inicio via os tomateiros crescer em altura, a trepar as estacas e nadas de tomates. De forma a crescerem com força tive necessidade de os "capar", tirar os ramos secundários para crescerem mais fortes e deixarem crescer os tomates, senão o tomateiro perde força e não deixa os tomates crescerem.

Para além disso também mantenho sempre o espaço livre de ervas e coloquei uns cd's velhos nas estacas para evitar que os pássaros ataquem os tomates.

Ainda só consegui colher dois tomates, mas segundo os vizinhos vou ter uma boa colheita, até porque têm me dito que os meus estão a crescer melhor que os deles, a ver vamos.

Depois de ter arejado um dos tomateiros tenho estado mais alerta e atento às folhas para evitar que estes arejem.

Salada, Courgetes, Batatas, Cebolas e Vagens

Mais uma visita para regar e zasss, mais uma colheita :)

Desta vez arrancamos o resto das cenouras, uma alface para o jantar, algumas courgetes, umas batatas que por lá ficaram perdidas e mais algumas vagens.

Começo realmente a gostar, espero que não seja só sorte de principiante.

Cebolas


Tanta Cebola!!

Chegou a altura, achei eu, depois de consultar a "ajuda popular" ...

As cebolas já estavam a sair para fora da terra, achei eu que sou completamente ignorante nestas artes ... A rama começou a ficar seca e segundo me disseram era altura de retirar as cebolas ...

Numa deslocação para regar, o ajudante mais velho resolveu ajudar e num estante recolhemos parte das cebolas, é claro que houve umas quantas que foram literalmente arrancadas e houve uma sessão de riso, depois de umas quedas ... o meu ajudante é demais ...

Quando ia fechar o portão o filhote perguntou o que era aquilo pendurado nas estacas, só ai percebi que algumas vagens dos feijões já estavam prontas a ser colhidas, vai daí ainda trouxemos umas quantas.


Transplante



Com parte do terreno já preparado, hoje resolvi abrir regos com a enxada e plantar Alfaces de Lagos, Melão Tigre, Melancia ??????, cenouras e pimentos.

Passei a tarde toda a plantar, as cenouras como "crescem para baixo" não foi necessário deixar um grande espaço entre elas. 

As alfaces como tendem a ganhar algum volume já houve necessidade de deixar um intervalo de cerca de 10cm entre as mesmas. Os pimentos um pouco menos do que as alfaces.

Quanto aos melões e melancias, não que tenha grande conhecimento mas pareceu-me que deveria deixar um espaço de intervalo de cerca de 15 a 20 cm e mesmo assim não tenho a certeza de será suficiente, mas a ver vamos.

Como tudo isto é novidade para mim tenho sempre de fazer as coisas por experimentação. Até agora não tem corrido mal :)


Cortar Relva

Um mês e tal depois de cortar a relva, eis que o desafio é mais ao menos uma selva cheia de ervas :):)

Nada fácil, até a máquina estava a "gaguejar" :)  Normalmente costumo apenas passar o corta relva uma vez e depois aparo os cantos e contornos dos canteiros, arranco umas "ervitas" e numa tarde despacho a tarefa.

Desta vez precisei de 3 tardes. Tive de passar a máquina 3 vezes com diferentes alturas de corte, uma vez que a máquina não estava a cortar a relva por estar muito alta. Os cantos também me levaram um pouco mais de tempo, porque primeiro tive de arrancar ervas que começaram a aparecer nos cantos. Mas o pior foi mesmo arrancar as ervas nos canteiros, nunca as tinha visto tão grandes ): Como se não bastasse tive também de cortar as sebes que estavam não só enormes mas também completamente "desalinhadas" ou "desacertadas".

Resultado final 10 carros de mão de relva triturada, nunca tinha cortado tanta relva duma só vez :)

Fresagem do terreno

 
Depois de arrancada a batata, foi necessário fresar o terreno de forma a poder planear nova "produção"...

A principio pensei que a tarefa seria pouco demorada, no entanto, quando comecei a fresar o terreno com a motoenxada percebi que teria de passar várias vezes com a máquina e a cada passagem tive de aumentar a profundidade da fresagem. 

Para além da fresagem tive também de aplanar o terreno uma vez que este se encontrava com algumas irregularidades nos sítios onde a terra abateu por causa das chuvas intensas.

Foi praticamente o sábado todo a fresar e "reparar" o terreno e ainda não está concluído, vou ter de acrescentar estrume de cavalo e resolvi comprar também 70 litros de humus que espero em breve misturar na terra para tornar a terra menos dura e mais produtiva.