Subscribe:
Um dragão confuso que encontrou o hobbie perfeito, a agricultura.

Labels

domingo, 30 de setembro de 2012

Feijão Catarino

Sábado foi dia de feijão, estou farto de ver feijão :)

Logo pela fresquinha foi tempo de apanhar os feijoeiros ... "ina" tantos ... mas hoje foi especial porque contei com a ajuda da avó, sogro, mãe, casal amigo e os "ajudantes" ou deveria dizer estrovantes lololo

Foi um dia fantástico, assim depois de arrancar os feijoeiros, fiquei liberto para outras tarefas que num outro post descreverei. 

Depois de amontoar os feijoeiros que arranquei, a "malta" procedeu à separação das vagens dos feijoeiros. As vagens foram colocadas no carro de mão e os feijoeiros, "despidos", amontoados para dar a uns vizinhos para servir de alimento ás ovelhas e cabras.

As vagens foram separadas e as mais secas foram colocadas em exposição ao sol de forma a poderem secar e as vagens mais verdes foram separadas para depois serem removidos os feijões.


Durante a tarde e noite foi tempo de recolher os feijões das vagens primeiros os mais secos e depois os mais verdes.

O resultado é fabuloso, Quilos e Quilos de feijão e muito dele foi também oferecido a alguns familiares e amigos. De uma só vez contei 10 kg de feijão e isso não é 1/4 do resultado final ...

Agora mesmo que escrevo este post, não conseguimos acabar de recolher todos os feijões, "safa" tanto feijão :)

O que realmente é especial é a confraternização a interajuda, a alegria e a disponibilidade para ajudar de todos os envolvidos, faz-me lembrar de outros tempos, onde me lembro da reunião em casa dos meus avós em alturas de colheita, embora fosse pequeno ainda tenho recordações desses tempos.

Carateristicas:

Feijão Catarino (Phaseolus vulgaris)

Especificidades – feijão raiado de óptimo sabor e textura aveludada. Fica rosado depois de cozinhado. Rico em fibras, Vitamina B, ferro, potássio, magnésio.

Uso culinário – usado em sopas, saladas, molhos, cremes, croquetes, guisados. 

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Pepino


Não sou muito amante de pepino, aliás só como quando acompanhado com outra coisa qualquer que lhe disfarce o sabor, mas para experimentar plantei um "pé" para ver se pegava ...

Neste 6 meses já tirei uns cerca de 7 pepinos ...

Infelizmente não gosto muito do paladar e até dava porque segundo "rezam as crónicas" faz rejuvenescer a pele, principalmente a do rosto .... estou mesmo a ver os membros do jet-set todos a comer pepino ... lololololololololoo

Carateristicas:

O pepino é o fruto do pepineiro (Cucumis sativus), que se come geralmente em forma de salada. O pepino é um diurético natural e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais. O pepino é rico em potássio, que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele. Isso resulta em rejuvenescimento da epiderme, especialmente a do rosto. BOTOX loloollolollolololoollolo

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Limpar terreno


À uns tempos atrás tinha pensado em cultivar num terreno de cerca de 3000 e muitos m2, mas depois de o limpar e pensar e pensar, acabei por abandonar a ideia de o cultivar e as ervas acabaram por nascer novamente e agora está como à 3 meses atrás.

Na segunda feira como não chovia de manhã e como ando f______ da cabeça, resolvi dar cabo do mato, antes que eu próprio desse cabo de mim :) lolololo

Remédio santo, foi desde as 9 horas até às 16:30, sem pausas, nem para almoço, confesso que até me esqueci :)

Fiquei todo roto mas de cabeça limpa :)

Quanto ao resultado pelo menos 1/3 do terreno já está limpo, agora falta esperar que a chuva passe e acabar o serviço :) que diga-se não é nada fácil pois o mato no centro do terreno já me passa a cabeça :) e para complicar a roçadora, que diga-se é uma desgraça, talvez o pior equipamento que já alguma vez comprei ):

A roçadora está constantemente a avariar e volta e meia deixa de trabalhar, não há paciência que aguente, menos mal que a moto enxada se tem revelado um excelente negócio :)

Feijão e mais Feijão

Fantástico :) são mais cerca de 500 m2 de feijão :)

Os feijoeiros estão carregadinhos, se não fosse a chuva já os tinha começado a tirar, sendo assim vou ter de esperar que deixe de chover para os arrancar.

Ainda não sei diferenciar os diferentes tipos de feijão, apenas sei que este não precisa de estacas para poder trepar, a minha avó chama-lhe feijão comum, seja lá isso o que for :) :)

Carateristicas:

Feijão é um nome comum para uma grande variedade de sementes de plantas de alguns géneros da família Fabaceae. Proporciona nutrientes essenciais como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras. 

Couve Flor II

 
Mais umas quantas couves flor, para  além de serem bastante bonitas têm um paladar excelente :)

Para além das que arranquei ainda restam uns 10 "pés", três dos quais vou deixar para semente e os restantes vão deixar na terra para ver se ainda se desenvolvem :)

Carateristicas:
 
A couve-flor é uma hortaliça do tipo inflorescência (conjunto de flores) que pertence à espécie Brassica oleracea (couves), assim como o repolho, os brócolos, o romanesco, etc., cuja textura delicada e tenra exige cuidado e atenção na sua preparação. Pertence ao grupo Botrytis.

Sob ponto de vista nutricional é importante, pois é rica nos minerais cálcio e fósforo, contém quantidades apreciáveis de vitamina C, livre de gorduras e colesterol e com teores baixos de sódio e calorias. É, por isso, indicada para quem segue uma 
dieta saudável.
 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Abóboras


Sou apenas um aprendiz e por isso qualquer coisa nova que se desenvolva é motivo de orgulho e alegria. Foi o que aconteceu com as abóboras, começaram finalmente, ou eu é que reparei nelas só agora, a desenvolver. Mas ocupam tanto espaço.:)

Carateristicas:

Ricas em nutrientes como o caroteno, são ainda extremamente ricas em água; estima-se que o seu teor em água seja de 90%, por isso mesmo são pouco calóricas.

Benefícios
+ Boa fonte de betacaroteno
+ Fonte razoável de vitamina E
+ Poucas calorias

Muito utilizadas, as abóboras constituem uma boa fonte de betacaroteno, que o organismo converte em vitamina A. As abóboras, nas suas inúmeras variedades, podem desempenhar um papel especialmente importante numa dieta vegetariana em que não entrem produtos de origem animal que forneçam aquela vitamina.

O betacaroteno é também um antioxidante que ajuda a evitar os efeitos dos radicais livres, que podem dar origem a certos tipos de cancro. Outro antioxidante que se encontra em quantidades razoáveis nas abóboras é a vitamina E.

As abóboras são facilmente digeríveis e raramente provocam alergias, pelo que constituem um excelente alimento para as crianças na transição entre a amamentação e a alimentação sólida. As sementes também devem ser aproveitadas, pois são uma fonte excelente de ferro e fósforo e ricas em potássio, magnésio e zinco.

Na medicina natural, as sementes de ab6bora (pevides) são receitadas para tratar parasitas intestinais, devendo então ser tomadas com um purgante, como o óleo de rícino. Também podem ser indicadas em casos de problemas da próstata e urinários.

Do ponto de vista da nutrição, são poucas as vantagens da abóbora-porqueira, visto ser constituída por 95% de água e apenas quantidades vestigiais de vitaminas, fibra e nutrientes. Contudo, este legume pode ser um bom elemento numa dieta de emagrecimento, já que uma dose média de 100 g da sua polpa verde-clara contém menos de 10 calorias.

Melancias


Finalmente as melancias estão a desenvolver-se ... confesso que nesta altura já não estava à espera de ver melancias a crescerem, mas a natureza é mesmo assim :)

São seis iguais à da imagem, vamos lá ver se vão mesmo desenvolver-se :)

Carateristicas:
A planta é rasteira e anual, com folhas triangulares e flores pequenas e amareladas, gerando um fruto arredondado ou alongado, de polpa vermelha, suculenta e doce, com alto teor de água(Cerca de 90%) e diâmetro variável entre 25 e 140 cm. 

A casca é verde e lustrosa, apresentando estrias escuras. Na sua composição, além do alto teor de água, inclui açúcar, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

O suco das sementes é considerado vermífugo e diurético leve. São ainda atribuídas propriedades na cura de erisipela, febre e infecções de vias urinárias.
 
Conserva-se em geladeira por 2 a 3 semanas.

Meloa


 
 Quem diria?!

Depois de ter arrancado uns pés de meloas que a minha mãe tinha plantado, ainda consegui colher uma meloa :)

Arranqueias por pura aselhice, na altura como as meloas estavam num dos cantos do terreno e andava por lá a arrancar silvas e outras ervas ... e na altura não conseguia ainda diferencias ervas de outras culturas ... já foste ... a minha mãe ainda recuperou um dos pés e pôs-lo novamente na terra e acabou por dar uma meloa do tamanho de uma laranja, porque o "raio" do cão passou por cima dela e separou-a da planta, na altura a minha mãe ainda pensou em colocá-la na caixa de compostagem, mas como cheirava tão bem decidiu abri-la e dividir uma fatia por cada um, somos 8 :)

A fatia foi pequenina mas confesso que a meloa era mesmo boa, deliciosa, mesmo docinha, até os miúdos adoraram, para o ano tenho de semear mais :)

Carateristicas:

A meloa é uma variedade de melão arredondado e enrugado. É originário da Índia e da África. Começou a ser cultivado por volta de 1700, a partir de sementes trazidas da Armênia, parte da área de origem da planta.

Originária da Ásia, a meloa já era conhecida na China 1000 anos antes de Cristo. Pouco calórica, é muito rica em água e contém razoáveis quantidades de vitaminas B e C.

fonte: http://www.vaqueiro.pt/ajuda-na-cozinha/ingredientes/78#ing_zone

Conserva-se facilmente 5 a 6 dias em local fresco e arejado, pode ainda congelar-se descascada, cortada em pedaços regados com sumo de limão.

O truque para escolher uma boa meloa é pressionar com ambas as mãos na parte mais larga, e não com o polegar nas extremidades, para ver de está madura, e escolher as estiverem mais pesadas proporcionalmente ao seu tamanho.

E, se queres experimentar uma sobremesa diferente e pouco calórica, a Mousse de Meloa é uma óptima opção, simples e rápida, uma delícia….

sábado, 22 de setembro de 2012

Couve Flôr



Mais uma experiência que correu bem ...

Finalmente as couves flores estão prontas a colher :)

É certo que algumas acabaram por ser comidas pelos pássaros, muito por minha causa, porque como pensei que não iriam vingar, acabei por não proteger convenientemente as couves flores, mas mesmo assim muitas estão óptimas ... agora só falta comer para saber se o paladar é bom ou não ...

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

As mentiras de Locke Lamora


Numa das minhas aquisições na editora Saída de Emergência, foi-me oferecido este livro que inicialmente confesso não despertou assim um interesse por ai além, ainda para mais depois de ter acabado de ler as crónica de gelo e fogo de George R R Martin e a Saga do Assassino de Robin Hobb ...
Inclusive depois de ter começado a ler As mentiras de Locke Lamora, saiu o ultimo livro da Saga do Assassino e tive de fazer uma pausa para acompanhar as aventuras de Fitz :)

A escrita é interessante, mas confesso que inicialmente a história não me suscitava grande curiosidade e também me parece que a "montagem" dos cenários em volta da intriga não são os mais brilhantes, embora não sejam maus, são na minha opinião demasiado simplistas :)

Com o passar das páginas o meu interesse foi aumentando e depois de ter terminado o livro confesso que a história é muito interessante e o autor merece ser acompanhado mais de perto.

Outra das coisas que achei interessante foi o contraste entre a "profissão" de ladrão e "aldrabão" e a amizade e pureza de sentimentos que os liga.

Feijões de várias cores

Aqui fica uma foto de algumas das cores dos feijões :)

Amoras selvagens

Após a limpeza do mato, como o terreno da horta II fica elevado relativamente ao nível da estrada e está vedado com rede malhasol, crescem imensas silvas em redor dos limites do mesmo ...:)

Quando estava a cortar o mato era também para limpar as silvas, mas reparei que estavam carregadinhas de amoras por isso resolvi colhê-las e que excelente ideia :)

Não só o sabor é fabuloso como me veio à memória tempos passados, onde era costume comer amoras com os meus amigos, quando ainda era possível brincar nas ruas ):

Caixa compostagem II

 
Seguindo a mesma "receita" resolvi fazer uma caixa de compostagem para a horta II, usando umas paletes velhas de restos de materiais de construção :-)

sábado, 8 de setembro de 2012

Mais feijão da horta II

No final foram dois carros de mão cheios de feijão e mais duas bacias iguais às da imagem :)

Este foi o resultado da combinação da semeadura de feijão no meio do milho de forma a que este não precisá-se de estacas e pudesse trepar pelo milho :)

milho strawberry e milho para pipocas


:-)

As primeiras espigas da "experiência" com uns milheiros que pus na terra de forma experimental ...