Subscribe:
Um dragão confuso que encontrou o hobbie perfeito, a agricultura.

Labels

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Halloween

Ai está um produto da Horta que exponencia o melhor orgulho e me deixa babado como pai!

O único senão é mesmo a distância e o fato de não estar perto neste momento que tanto orgulho me deu como pai.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Abóboras


Como estamos em tempo de chuva, com medo que as abóboras acabassem por apodrecer, colhi-as todas. 

Agora é só deixá-las amadurecer, remover as sementes para futuro cultivo.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Ananás


Mais outra experiência que correu mais ou menos.

Correu bem porque jamais pensei conseguir ver um ananás surgir da planta que comprei e menos bem porque o ananás é muito pequenino e como não percebia nada do assunto acabei por o colher tarde de mais e já estava demasiado maduro.

Amendoins


Surpresa das surpresas, não é que temos amendoins. :) 

Tenho que agradecer à minha afilhada que colocou dois amendoins num vaso, como começou a dar flor, acabamos por transplantá-lo e passados uns meses já temos muitos amendoins apenas com dois amendoins de semente.

Confesso que inicialmente não me passava pela cabeça que os amendoins vingassem, até porque julguei que os amendoins nascessem diretamente das folhas e não debaixo da terra, tal como as batatas.

Para além deste dois que foram semeados em vaso, a minha mãe semeou alguns diretamente na terra, mas esses acabaram por não vingar, por isso concluo que a melhor forma é mesmo semeá-los em vaso e depois transplantá-los.

Convém referir que os amendoins a semear não são os amendoins que habitualmente comemos e compramos, pois esses são torrados.

Os amendoins próprios para cultivo são amendoins crus, os que semeámos foram aproveitados da comida para o papagaio. Agora é claro que vou aproveitar estes para semear no próximo ano.

Caso pretendesse-mos comer os amendoins, teríamos de os torrar e só depois teríamos amendoins próprios para comer.

Melancia Amarela (Sandia)


Outra experiência!

Resolvi semear 5 sementes de Melancia Amarela, mais uma vez semeei a destempo, no entanto as melancias continuam a crescer a bom "ritmo". Já colhi uma com 3,5 kg, mas quando abri ainda estava verde e como tal parecia cabaça não dava sequer para provar. Resta esperar que as restantes amadureçam, mas sem muitas esperanças uma vez que a altura das melancias já passou à muito.
Carateristicas:

A melancia é uma planta herbácea de ciclo vegetativo anual. O sistema radicular é extenso, mas superficial, com um predomínio de raízes nos primeiros 60 cm do solo. Os caules rastejantes são angulosos, estriados, pubescentes, com gavinhas ramificadas. As folhas da melancia são profundamente lobadas. A espécie é monóica. As flores são solitárias, pequenas, de corola amarela.

Permanecem abertas durante menos de um dia e são polinizadas por insectos. As plantas são autocompatíveis e a percentagem de polinização cruzada é muito variável. O fruto é um pepónio cujo peso varia entre 1 a 3 kg nas cultivares do tipo ice box até mais de 25 kg. A forma pode ser redonda, oblonga ou alongada, podendo atingir 60 cm de comprimento. A casca é espessa (1-4 cm). O exocarpo é verde, claro ou escuro, de uma tonalidade única, listado ou às manchas. A polpa é normalmente vermelha, podendo ser amarela, laranja, branca ou verde. Ao contrário dos frutos de melão e de abóbora, a melancia não possui uma cavidade. As sementes encontram-se incluídas no tecido da placenta que constitui a parte comestível.

domingo, 28 de outubro de 2012

Semente de Courgette


E aqui está uma courgette gigante, cerca de 3,5 kg :)

Esta courgete não é boa para comer, porque já está demasiado fibrosa, sem sabor e seca, mas por outro lado está carregadinha de sementes, a ver vamos ...

Agora tenho de abrir a courgette para retirar as sementes (as sementes são obtusas, achatadas, lisas, brancas a acastanhadas). 

Depois de remover as sementes é necessário colocá-las a secar, para servirem de semente para serem semeados em Abril.


sábado, 27 de outubro de 2012

Melão Tigre

Pronto, mais uma experiência que não correu bem!
 
Mas o que interessa é perceber porque razão não correu bem.
 
Primeiro será que as sementes eram de qualidade?
Á partida sim, porque elas vingaram e foram crescendo, inclusivé até chegou a dar flor.
 
Foi semeado na altura correta?
Bem, aqui está o primeiro erro, como ainda sou maçarico e no ínicio ainda era mais, semeei, julgo eu em meados de Julho, como tal não à milagres.
 
Onde semeei?
Semeei junto das abóboras e das Melancias amarelas. Não sei se existe algum tipo de incompatibilidade entre estas espécies, mas como estavam muito junto, penso que terá sido uma das razões para que não nascesse nenhum melão tigre.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Sementes de Alho Francês


O que se vê na foto são imagens da flor do alho francês, onde estão as sementes. As flores de alho francês têm imensas campânulas brancas onde estão as sementes de cor preta. 

Agora é necessário remover as sementes de dentro das campânulas, só o devemos fazer quando a flor estiver amadurecida. 

Coloca-se um cartão relativamente grande, para que as sementes não caiam para o chão, sacudimos as flores, depois esfarelamo-as de forma a que todas as sementes caiam em cima do papel. 

Depois de recolhidas todas as sementes é necessário colocá-las as sol para que sequem. Só depois de secas é que estão prontas a serem novamente colocadas na terra de forma a germinarem. Cada semente dá origem a um novo alho, no entanto, normalmente nem todas as sementes geram alhos há sempre uma taxa de insucesso. :)

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Alho Francês





No sitio que anteriormente tinha os tomateiros e dois pés de alhos franceses já com flor para semente, resolvi plantar mais alhos franceses. Alguns pés já estavam neste local, mas como estavam pouco organizados e assim impediam outras culturas, resolvi retirá-los e lavrar a terra de forma a poder colocá-los todos juntos. Outra das razões foi remover pela raiz a grama que teima em em crescer entre as culturas e que se enraiza e reproduz por todo o lado.

Primeiro comecei por tirar  os 10 pés de alho franceses que anteriormente havia plantado e colhi também os dois alhos franceses que já tinham flor.

Fresei o terreno em profundidade, de forma a remover as raízes da grama, depois coloquei com uma pá terra resultante da compostagem que tenho feito, fresei novamente e depois abri, com a enxada, alguns regos para poder colocar os pés de alho francês que havia previamente retirado, mas agora de forma ordenada.

Fiz um rego com cerca de 10 pés de alho francês.

Batata para Assar

Por acaso descobri um saco de batatas que a minha mãe tinha comprado, mas que por esquecimento acabou por grelar.

Como ainda tinha algum espaço perto dos alhos franceses resolvi semear as batatas juntos destes, pode ser que dê alguma coisa, a ver vamos.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Pimentos


Mais um saco cheio de pimentos :) Alguns bem grandes e eu que adoro pimentos :)

Carateristicas:

O Pimento é uma planta herbácea, cultivada como anual nas regiões de clima temperado. Possui sistema radicular aprumado, relativamente pouco desenvolvido. O seu crescimento é indeterminado, o seu porte é erecto, podendo atingir cerca de 1,5 m de altura. As folhas de Pimento são alternas, peninérvias, ovadas ou lanceoladas e glabras. As flores são solitárias, completas, hermafroditas, de corola rodada com 5-7 pétalas, normalmente de cor branca. O fruto dos Pimentos é uma baga de cor vermelha ou amarela quando madura e com forma e tamanho variáveis.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Framboesas

Aqui está a colheita efetuada sexta-feira à noite, como já estava escuro não consegui colher mais, mas logo pela manhã de sábado colhi o mesmo prato mas agora cheio. O melhor é que ainda há tantas a amadurecer. :)

Carateristicas:

A framboesa (Rubus idaeus) é frequentemente confundida com a amora. O seu sabor suave e adocicado é utilizado para diversas finalidades. Diferente da amora, a framboesa possui um fruto oco e, além disso, o seu cultivo é mais delicado. É necessário que a planta seja submetida a pelo menos 700 horas por ano a temperatura inferior a 7 °C.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Feijão Frade


Do cultivo de feijão ainda sobravam alguns pés de feijão frade, tanto na horta 1 como na 2. Na horta 2 ainda permanecem 4 regos com feijão frade mas ainda está muito verde e muito provavelmente não vai dar nada para além de vagem para a sopa.

Na horta 1 ainda consegui colher um carro de mão de vagem de feijão frade, agora é só desbulhar e ver se a qualidade é boa :)

Embora tivesse sido semeado na mesma altura do feijão catarino, este demorou mais tempo a estar pronto a colher.

Mais uma lição a tirar, no próximo ano tenho de ter cuidado em semeá-lo mais cedo.

sábado, 20 de outubro de 2012

Semear em tabuleiro



São momentos como este que fazem um pai feliz!!!:)

Em termos pedagógicos é bom fazê-los perceber a importância da terra, ensinar-lhes de onde vêm os legumes e fazer com que sejam parte ativa desta atividade tão nobre e tão esquecida.

É uma atividade saudável e divertida. É tão bom vê-los mexer na terra, fazer perguntas e depois pegarem nas sementes e colocá-las nos alvéolos. :)

A brincar semeámos alface de inverno e alface 4 estações no tabuleiro branco. No tabuleiro preto mais pequeno semeámos cebolo e no maior semeámos metade couve-flor e metade penca.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Couve Galega



No fim de semana fui a casa do meu sogro ajudar na vindima e trouxe de lá umas couves galegas que o meu sogro havia semeado, como tinha muitas acabou por me dar umas quantas para eu plantar na minha horta.

Aproveitamos (sim porque já somos uma equipa ...lololol) um dos regos que abri com a motoenxada para plantar a couve galega, plantamos cerca de 20 pés com distancias entre os pés de mais ou menos 35cm.

Carateristicas:

Esta couve de folhas é originária da região oriental, onde é cultivada há mais de 2000 anos. Há muitas variedades de couves de folhas, tanto de folha crespa como de folha lisa.
 
A couve-galega é uma óptima fonte de dois antioxidantes, a vitamina C e o betacaroteno. O organismo converte o betacaroteno em vitamina A, necessária para a visão nocturna, pele e resistência ás infecções. Uma dose de 100 gramas de couve-galega (crua ou cozida) fornece ¾ da dose diária recomendada de vitamina A – e quase o dobro da dose diária recomendada de vitamina C, que ajuda a manter o sistema imunitário de saudável.
 
A couve-galega é uma boa fonte de ácido fólico e contém ferro; ambos são necessários para a formação dos glóbulos vermelhos. Como o ferro de origem vegetal não é tão facilmente absorvido pelo organismo como o ferro de origem animal, é conveniente come couve-galega juntamente com tomate, pimentos ou outros alimentos ricos em vitamina C, pois esta vitamina estimula a absorção do ferro.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Batata para o Natal


Vamos ver se ainda vão a tempo do natal. 

Em conversa sobre o que cultivar no terreno fresado decidimos experimentar semear batata, de forma, a podermos colhê-la por alturas do natal, a ver vamos se ainda fomos a tempo.

A batata que tinha guardado para semente ainda não estava grelada por isso fui buscar a casa da minha avó dois baldes de 15lts de batata para semear.

Ao lado da couve galega abri três regos, com a motoenxada, onde semeámos as respetivas batatas. Como se pode ver na segunda imagem as batatas ficaram a uma distância de mais ou menos 25cm.

Favas


Como estamos em época propicia para o cultivo de favas a minha tia, trouxe um saco que cultivamos em 5 regos que previamente abri com a motoenxada e o acessório abre-regos.

Carateristicas:

A fava (Vicia faba) é uma planta da família das leguminosas agora renomeada Fabaceae, não trepadeira, que produz vagens grandes, dentro das quais se formam as sementes. (Fabaceae, Papilionoideae). É um alimento de grande importância desde a Idade da Pedra. Povos antigos, tais como os Gregos, Egípcios e Romanos bem como em muitos países do Médio Oriente já a apreciavam bastante. É incerta sua origem, no entanto, admite-se que seja da região do Cáspio e do Norte da África. É uma planta perfeitamente adaptada a climas mediterrâneos, onde tem um papel preponderante na dieta, especialmente no início da Primavera, quando existe pouca diversidade nas hortas. É muito rica em proteínas e carboidratos, embora pobre em vitaminas. Alcança cerca de 1,20 m de altura e produz flores grandes, brancas ou róseas, às vezes arroxeadas, com mácula preta.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Preparação da terra para novas culturas


Depois de colhido o milho foi necessário fresar o terreno para novas culturas.

Com a motoenxada fresei a terra sem tirar as canas do milho, embora seja bastante mais desgastante e exige mais força, achei que assim pouparia mais tempo e as canas servem de estrume.

Durante a fresagem, como algumas canas ainda não estavam completamente secas, houve necessidade de constantemente engrenar a marcha trás, de forma a soltar algumas canas que se enleavam entre as fresas e algumas vezes parar a máquina para manualmente retirar as canas que persistiam em ficar entre as fresas.

Foi sem duvida um trabalho árduo e desgastante, foi praticamente um dia inteiro para fresar uma área de aproximadamente 1000m2.

Após esta fresagem o terreno ficou a repousar durante uma semana, na qual apenas tive o cuidado de amontoar as canas maiores que não foram trituradas pelas fresas, assim fiz três montes que com o tempo secaram e serviram de estrume para adicionar nutrientes à terra.

Uma semana depois, fresei novamente toda a extensão de terra, primeiro desenhando linhas na horizontal e depois na vertical. Após esta primeira fresagem facilmente percebi que a terra estava bastante mais solta e o esforço foi bem menor que na semana anterior.



Feita a primeira passagem tanto na vertical, como na horizontal, foi altura de fazer uma nova fresagem, mas agora com mais profundidade. Um dos objetivos era remover pela raiz não só ainda algumas canas que pudessem ainda permanecer, mas também remover as ervas pela raíz.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Sonchus Oleraceus Linn


Mais uma experiência. Foi a primeira vez que semeei este tipo de planta, das 5 sementes que pus na terra apenas duas vingaram e aqui estão os resultados.

Planta conhecida vulgarmente como Serralha.

Come-se como a alface e é empregada na medicina caseira como desobstruente e depurativa.

domingo, 14 de outubro de 2012

Relva




Sábado dedicado à relva. Embora seja uma tarefa que habitualmente faço uma ou duas vezes por mês. 

Desta vez o trabalho foi mais completo e profundo, como estamos em Outubro, aproveitei e cortei as sebes e podei algumas das árvores do jardim de casa dos meus pais.

Bem, podei tanto que a minha mãe em conversa com uma vizinha disse que eu estava com a "mosca" por ter de ir novamente para Lisboa trabalhar que quase cortavas as árvores todas :)

sábado, 13 de outubro de 2012

A desfolhada

 
Hoje em conversa com a minha mãe descobri que ainda não escrevi sobre a desfolhada do milho. 

Como é que me posso ter esquecido ):

Foi fantástico, muita gente, boa disposição e música, só faltou mesmo o serandeiro :)

Na minha infância era costume após a colheita do milho, nos reunirmos em casa dos meus avós para a desfolhada. Nessas alturas era comum estar a família toda e muitos vizinhos que se juntavam, era muito bom.

Passados tantos anos, eis que a tradição voltou, mas agora em casa dos meus pais. Não foi nem de longe, nem de perto igual, mas foi na mesma muito bom.

Estiveram presentes alguns familiares e amigos, não faltando boa disposição, música, muita conversa e uma regueifa doce, caseira, feita pela minha mãe.

O Balanço foi excelente, só espero sinceramente que se possa repetir no próximo ano, sim porque como estão as coisas ainda tenho de dar a colheita toda ao estado.




Raphanus Sativus


Tinha comprado sementes de diferentes tipos de rabanetes, mas agora já não sei distingui-los :) 

Não faz mal é tudo rabanete :)

Carateristicas:

Rabanete (Raphanus sativus) é uma planta da família das Brassicaceae, originária da região mediterrânea. A sua raiz apresenta-se como um bulbo comestível de cor vermelha e sabor picante.

Devendo ser consumido cru, em saladas, o rabanete tem a capacidade de limpar os dentes e desenvolver os músculos mastigadores das crianças. Ele também é um bom expectorante natural e estimulante da digestão.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Snake Gourd


Num daqueles impulsos, comprei algumas sementes, algumas das coisas sobre coisas que nunca tinha ouvido falar, é claro que muitas delas não vingaram.

Esta semana reparei que afinal as sementes de snake gourd estão a dar frutos.

Caratetisticas:

Também conhecido como Padwal, Parwal , padval Padwal, Parwal, padval

Padwal, como é conhecido em Maharashtra, é cobra cabaça ou serpente cabaça, uma luz de cobra vegetal verde com uma flor cinzento-branca na pele. Parval é proveniente da Índia, especialmente do norte.

Parval é uma cabaça alongada que se desenvolve a partir de trepadeiras de cor verde claro. Cabaça de cobra pertence à família do pepino e é nativo da Índia. Cabaça cobra é uma erva trepadeira com gavinhas dividida em três partes.

Como Escolher

Os frutos devem ser firmes, arredondados nas suas bordas, e a cor deve ser um meio de brilhante para verde escuro. Evitar Padwal que amarelos, inchados, ou que tenham rugas nas pontas. Cabaças mais finas geralmente têm menos sementes do que aquelas que são mais grossas.

Como armazenar

Armazenar em local fresco e seco, em um recipiente hermético, de preferência no frigorífico. . .

Benefícios para a saúde

· Cem gramas de cabaça de cobra contém apenas 20 calorias.

· A cabaça cobra é rica em minerais como cálcio, magnésio e fósforo.

· A fruta é rica em fibras e contém muitos compostos medicinais.

· O conteúdo vitamínico e mineral são cálcio, fósforo, ferro, quantidade substancial de tiamina, caroteno pouco, riboflavina e niacina.

· Cria um efeito de arrefecimento no corpo.

· Sendo um alimento de baixa caloria, os diabéticos podem incluí-lo com segurança para reduzir o peso e recebendo alimentação suficiente.

· Cobra cabaça é um remédio popular para a icterícia. Combinação das folhas é benéfica no tratamento da icterícia, se dado em 30 a 60 gramas de doses com uma decocção de sementes de coentro três vezes por dia.

· Cobra cabaça é o melhor remédio para problemas cardíacos. O sumo das folhas frescas é útil em problemas do coração, como palpitações e dor no coração em esforço físico.

· Cabaça Serpente desempenha um papel vital na cura de febre. A decocção de cabaça de cobra é útil em febres biliosas como um apaziguador sede e laxante. Eficácia aumenta, desde que seja dado com mel.

domingo, 7 de outubro de 2012

Nabo bola de neve

 
Depois de fresar o terreno que anteriormente tinha feijão catarino, semeei nabal.
 
Resolvi semear nabal a conselho da minha avó, tia e mãe que dizem que o nabal deixa a terra mais macia e evita o crescimento descontrolado de ervas daninhas.
 
Semear nabal é bastante simples, basta espalhar as sementes pela extenção do terreno em que se pretende semear, deve espalhar-se bem para não ficar muito basto.
 
Após espalhar as sementes é necessário com a ajuda de um ancinho espalahar melhor as sementes e fazer com que estas fiquem cobertas de terra, para evitar que sejam comidas pelos pássaros, mas não em demasia para poderem germinar e não apodrecer na terra.
 
Carateristicas:
O Nabo é uma planta herbácea, bienal cultivada como anual, com sistema radicular aprumado, carnudo, que pode assumir diversas formas consoante as cultivares, podendo a raiz, ter coloração uniforme ou bicolor, sendo o branco e o roxo as cores mais vulgares. As folhas dos Nabos são de cor verde médio a escuro, rugosas, ásperas, pubescentes e dispostas em roseta durante a fase vegetativa do ciclo. As flores são amarelas, agrupadas numa haste floral. A espécie possui polinização alogâmica. O fruto dos nabos é uma síliqua. O ciclo cultural tem a duração de cerca de 40 a 60 dias na Primavera e Verão e 90 a 100 dias no Inverno.

Maracujá Banana


Um casal amigo ofereceu-nos 3 plantas, uma das quais o Maracujá Banana. Como não podia deixar de ser, prontamente plantámos nos dos cantos do terreno, no sitio onde a parede é mais alta, uma vez que esta trepadeira pode crescer bastante em altura.

Embora já tivesse ouvido falar nunca tinha equacionado plantar este tipo de árvore de fruto, porque pensei que não fosse fácil de desenvolver num clima ameno como o de Portugal, mas o fato é que depois de ter indagado sobre o assunto cheguei à conclusão que existem bastantes casos de sucesso, vai daí, mãos à obra ...

Maracujá Banana (PASSIFLORA MOLLÍSSIMA) é originário dos vales Andinos da Venezuela, leste da Colômbia à Bolívia e Peru em altitudes superiores a 3000M. 

É um distinto e muito admirado membro da grande família PASSIFLORA.

Trata-se de uma trepadeira vigorosa que pode atingir entre 6 – 7 metros, muito aromático, de polpa alaranjada e doce, é muito cultivado na Califórnia, no Hawai e no estado de Madras na Índia.

Suporta temperaturas até-2ºC , e adaptou-se muito bem em altitudes entre 1200 – 2000 m.

Na Califórnia é cultivada como planta ornamental.

Em espaços amplos, com bom controle de ervas daninhas e com adubação adequada a colheita pode chegar a 200 – 300 frutos por vinha. 

Apesar de ser uma trepadeira que cresce muito depressa, tal como a maioria dos maracujás tem um tempo de vida curto, 5 a 7 anos.

A planta deve ser podada de forma a melhorar a corrente de ar, reduzindo as doenças e para facilitar a manutenção e tratamento da mesma.

O Maracujá  Banana é bastante produtivo, tem um crescimento rápido e os frutos são deliciosos. 

Os frutos são consumidos ao natural, em sumo, gelados, cocktail ou até em doces.


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Grão de Bico


Embora fora da época, lá deu qualquer coisinha ...

Carateristicas:

O grão-de-bico, também chamado de gravanço, ervanço, ervilha-de-galinha, ervilha-de-bengala ou apenas grão, é uma leguminosa da família das fabáceas, muito distribuída na Índia e no Mediterrâneo.

Trata-se de uma planta herbácea, que mede entre 20 e 50 cm de altura, de flores brancas que desenvolvem uma bainha, em cujo interior se encontram 2 ou 3 grãos, no máximo. Os grãos de cor castanho-claro (ou também verde) são arredondados, tendo uma pequena "espora". A sua periodicidade é anual.

O grão-de-bico é um legume com importantes qualidades culinárias e nutritivas, sendo rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. Além disso, devido à grande quantidade de celulose contida na casca, o grão-de-bico estimula o funcionamento dos intestinos.

O grão-de-bico, do ponto de vista nutricional, é um excelente alimento.

Devido à sua grande quantidade de amido, é usado pelo nosso organismo como fonte de energia. É pobre em água e gorduras, e está isento de colesterol.

O grão-de-bico é usado para o preparo de uma pasta árabe chamada Homus.

Cada 100g de grão contém 6g de fibras, sendo nas sua maioria fibras solúveis, ajudando de uma forma bastante eficaz o nosso organismo a eliminar açúcares, gorduras e o colesterol.

O ácido fólico pode-se encontrar em doses generosas no grão.

Vários estudos referem a importância desta leguminosa na prevenção de doenças cardiovasculares, assim como no tratamento de vários tipos de anemia.

Contém uma generosa quantidade de cálcio, ferro e magnésio, minerais que desempenham funções importantes no nosso organismo.

Sendo um alimento relativamente barato, oferece uma grande versatilidade na culinária.

É indispensável numa dieta alimentar equilibrada. O grão-de-bico também possui uma grande quantidade de triptofano, utilizado pra produzir serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão a sensação de bem-estar, satisfação e confiança.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Tamarindo


Um casal amigo ofereceu-nos umas plantas, uma delas um tamarindo. Para ser sincero desconhecia por completo a origem e até a sua existência.

Das pesquisas que realizei não me parece que vá vingar, mas para já até está bonita, a ver vamos. Plantei-a num sitio bastante sol, agora é só esperar pacientemente.


Carateristicas:

O tamarindo ou tamarino, como também é chamado, é uma fruta originária da África equatorial e da Índia. Os árabes a denominavam de “Tamr al-Hindi”, que significa “tâmara da Índia”. Antigamente, o tamarindeiro e a sua fruta eram considerados maléficos; as armas feitas com a madeira dessas árvores eram vistas como invulneráveis. O tamarindeiro é uma árvore com uma copa densa e pode alcançar até 25m, sendo apreciada também como forma de ornamentação em áreas urbanas. A temperatura média ideal para o desenvolvimento da planta é de 25ºC, em regiões de clima tropical húmido ou árido.

O tamarindo é uma vagem revestida por uma casca não muito grossa, porém dura e quebradiça. No interior da casca, há uma polpa avermelhada, fibrosa, com um alto teor de ácido tartárico.

A fruta demora aproximadamente, 245 dias para chegar à fase de maturação. No período em que as frutas estão amadurecidas, as sementes crescem, a polpa encolhe e a casca torna-se frágil, quebrando facilmente.

Entre todos os outros frutos, o tamarindo é o que possui o maior teor de proteínas, glicídios e elementos minerais. O tamarindo é utilizado na produção de refrescos, gelados, pastas, doces, licores, polpas, etc., além de servir como ingrediente de temperos para alimentos. As suas sementes também são usadas como estabilizantes de sumos, outros alimentos industrializados e cola de tecidos.
fonte: http://www.brasilescola.com/frutas/tamarindo.htm

Cebolo

Fresei a terra juntei o resultado da compostagem e voltei a fresar de forma a preparar a terra para semear cebolo.

Depois distribui as sementes de cebolo de forma a não ficar muito basto e com a ajuda de uma ancinho fiz a distribuição da mesma, de forma a que esta não seja comida pelos pássaros.
 
É a primeira vez que semeio cebolo e ainda por cima diretamente e não através de sementeira.


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Milho II

 E pronto!!

Hoje segunda-feira acabámos de apanhar o milho todo, principalmente graças ao meu sogro que passou a tarde toda a colher milho :)

e agora só falta a desfolhada.

Milho


Finalmente começámos a colher o milho, digo começamos porque agora o trabalho tem sido em equipa, o que muito me agrada e para além do convívio é bem mais rápido :)

No Domingo à tarde começámos a recolher as primeiras espigas, bem no final do dia quando fui para casa a carrinha estava cheia. Éramos 4 a tempo inteiro, dois "estrobantes" e uma pessoa que foi fazer uma "perninha" de meia hora ... lolololol

E assim se passou uma extraordinária tarde de Domingo, escusado será dizer que depois de no sábado colhermos o milho, semearmos o "nabal" e no domingo colhermos o milho, as minhas pernas e braços estão exaustos.

Como diz a minha avó, o milho que colhemos é de duas qualidades, uma é milho de fora a outra é milho do nosso ... :) provavelmente ficarão a perceber o mesmo que eu, mas pronto ... lolol

Parte do milho foi oferecida por um vizinho, é um milho já tratado de cor vermelha a outra foi milho das galinhas, que habitualmente serve de alimento às galinhas da minha avó.

Certo, certo é que Quinta-feira à noite já temos desfolhada  marcada, espero que seja tão divertido como era na minha infância, provavelmente não haverá "serandeiro", mas basta o convívio que já será um sucesso.