Subscribe:
Um dragão confuso que encontrou o hobbie perfeito, a agricultura.

Labels

sábado, 3 de maio de 2014

Reparação das bicicletas(sucata) :)


Uma tarde preenchida a arranjar sucata :)

Quinta-feira, após praticamente mais de um ano e meio sem pegar na bicicleta de BTT, lá peguei na bike e fui dar uma volta com um amigo junto da costa e mata de Cortegaça.

Decorridos 30 km, eis que um furo nos atrasou a viagem. Apesar de levar mochila e algumas ferramentas como é da praxe, nada de câmaras de ar suplentes e a caixa de remendos que habitualmente consta da mochila, não estava lá, ou melhor estava a caixa e os papéis. Os remendos o meu filhote achou que a bicicleta da mana precisava de proteção e vai dai, aplicou-lhe quatro remendos na parte exterior do pneu ... lol 

Mas adiante ...

Parados à espera de solução caída do céu, aparece um ciclista que prontamente parou e nos deu uma ajuda, e muitos outros abrandaram e perguntaram se precisávamos de ajuda. É uma das coisas fantásticas dos ciclistas deste Portugal, sempre prontos a ajudar um compincha :)

Resolvido o problema lá seguimos viagem, como a extensão do furo ainda era grande no dia seguinte o pneu estava em baixo e a câmara estava demasiado rompida para remendar.

No mesmo dia da parte da tarde, a minha esposa resolveu ir com a minha filhota dar uma volta de bicicleta, e chegou a casa com um pneu furado. 
Ainda no mesmo dia o meu filhote ficou sem uma das borrachas do travão... pelo menos ninguém se magoou.

Mas nem tudo são más noticias, o filhote resolveu dar uma ajuda à mana e andou a semana toda a ensinar-lhe a andar sem rodinhas para podermos todos andar de bicicleta na esplanada. E não é que teve sucesso...
Fantástico...

Sábado, dia de reparar dois furos. 

Após a remoção dos pneus deu para perceber que as câmaras de ar, já apresentavam demasiado desgaste não valendo a pena reparar, vai dai substitui as duas câmaras. Removi as rodinhas da bicicleta da minha filhota, subi um pouco o selim e o guiador. Aproveitei para limpar as correntes com água e sabão e levar as bikes.

No final lembrei-me que ainda tinha uma bicicleta do World Bike Tour, que nunca serviu para nada a não ser para dar despesa :) A primeira vez que peguei nela para dar uma volta, partiu a corrente ... na 2ª vez fiquei sem pedais e pronto inutilizei-a. Tenho aproveitado as peças para ir reparando as restantes. O selim serviu para uma bicicleta da minha afilhada e aproveitei a borracha do travão para colocar na bicicleta do meu filhote. Afinal até tem dado para alguma coisa, aliás para tudo menos para andar, apesar de ter rodas :)

Lubrifiquei as correntes e ainda aproveitei para lavar as bicicletas.

Convém não esquecer que em todo este processo tive a colaboração dos meus filhotes sempre a "desajudar" ... Esta é a melhor parte ... 

sexta-feira, 2 de maio de 2014

De volta ...


Já lá vai algum tempo desde o último post, “a vida não tem sido fácil” J

Não me lembro de um ano tão atípico, como este fim de 2013 e inicio de 2014, cheio de chuva. No ano transacto consegui ter batatas para o Natal, este ano nem para amostra, para além disso não consegui sequer lavrar a terra.

Depois de tanto tempo "sem carinho", é evidente que o trabalho de remoção de ervas e preparo das terras, foi deveras doloroso. 

Mas vamos ao que interesse, num dos terrenos que habitualmente cultivo ainda consegui plantar batatas na única semana em que não choveu, no outro só há três semanas.

Para ajudar a minha motoenxada deixou-me ficar mal (não me preocupei em fazer a revisão J) e tive de pedir ajuda a um vizinho. Prontamente acedeu, fazendo-me lembrar os meus tempos de miúdo, onde as pessoas se ajudavam umas às outras. Hoje infelizmente já não acontece muitas vezes, as pessoas estarem disponíveis para ajudar, nem para trabalhar a terra.

Tive de pagar, claro, mas muito menos do que estava à espera e assim evitei ficar sem as batatas de semente, pois já as havia cortado.

Devo, pelo menos um parágrafo, a este homem que para além da motivação e dicas que me tem dado, é um profissional de mão cheia, com prazer pelo que faz e para além disso dispõe de 3 potentes motocultivadores. Com um deles acabou de fresar o terreno, com o outro abriu os regos e com um terceiro cobriu as batatas. Fantástico pelo preço, pela disponibilidade e pelas dicas que nos foi dando.

Resumindo lá ficaram as batatas plantadas, já fiz a primeira sachadela e num dos terrenos já sulfatei as batatas, falta o outro que espero poder concluir na ainda este sábado.

É isso estou de volta, espero poder continuar a partilhar algumas experiências e poder ajudar quem pretenda começar ...