Subscribe:
Um dragão confuso que encontrou o hobbie perfeito, a agricultura.

Labels

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Meloa


 
 Quem diria?!

Depois de ter arrancado uns pés de meloas que a minha mãe tinha plantado, ainda consegui colher uma meloa :)

Arranqueias por pura aselhice, na altura como as meloas estavam num dos cantos do terreno e andava por lá a arrancar silvas e outras ervas ... e na altura não conseguia ainda diferencias ervas de outras culturas ... já foste ... a minha mãe ainda recuperou um dos pés e pôs-lo novamente na terra e acabou por dar uma meloa do tamanho de uma laranja, porque o "raio" do cão passou por cima dela e separou-a da planta, na altura a minha mãe ainda pensou em colocá-la na caixa de compostagem, mas como cheirava tão bem decidiu abri-la e dividir uma fatia por cada um, somos 8 :)

A fatia foi pequenina mas confesso que a meloa era mesmo boa, deliciosa, mesmo docinha, até os miúdos adoraram, para o ano tenho de semear mais :)

Carateristicas:

A meloa é uma variedade de melão arredondado e enrugado. É originário da Índia e da África. Começou a ser cultivado por volta de 1700, a partir de sementes trazidas da Armênia, parte da área de origem da planta.

Originária da Ásia, a meloa já era conhecida na China 1000 anos antes de Cristo. Pouco calórica, é muito rica em água e contém razoáveis quantidades de vitaminas B e C.

fonte: http://www.vaqueiro.pt/ajuda-na-cozinha/ingredientes/78#ing_zone

Conserva-se facilmente 5 a 6 dias em local fresco e arejado, pode ainda congelar-se descascada, cortada em pedaços regados com sumo de limão.

O truque para escolher uma boa meloa é pressionar com ambas as mãos na parte mais larga, e não com o polegar nas extremidades, para ver de está madura, e escolher as estiverem mais pesadas proporcionalmente ao seu tamanho.

E, se queres experimentar uma sobremesa diferente e pouco calórica, a Mousse de Meloa é uma óptima opção, simples e rápida, uma delícia….

0 comentários:

Enviar um comentário