Subscribe:
Um dragão confuso que encontrou o hobbie perfeito, a agricultura.

Labels

quinta-feira, 8 de março de 2012

Preparação do Projecto "A Nossa Horta"



Amolar (verbo transitivo), afiar no rebolo; tornar cortante; aguçar.

Esmeril - Esmeril é uma pedra muito dura que consiste basicamente de corindo (óxido de alumínio) e minerais do grupo das espinelas como a magnetita ou a hercinite. O esmeril industrial pode conter uma variedade de outros minerais e compostos sintéticos como a magnésia, mulita, e sílica.

Encabar - Meter numa abertura adequada o cabo de (utensílios, instrumentos, etc.).
Depois de tantos anos a ver o meu pai, cuja profissão foi em tempos serralheiro (embora não desde que nasci), a utilizar máquinas como esmeril e outras, finalmente ganhei coragem para começar a utilizar algumas delas.

Comecei primeiro por tentar arranjar a mesa com o esmeril, que estava cheio de pó e tinha a tomada avariada. Depois de concertado com a preciosa ajuda do meu filhote, não sem antes mandar a luz a baixo, porque decidiu unir os fios enquanto eu fui buscar uma tomada nova.
Com o esmeril a funcionar, comecei primeiro por tentar amolar/afiar os machados que haviam sido tão mal tratados, aquando da nossa aventura como lenhadores. Depois fiz o mesmo às enxadas, à machadinha e ao alvião. Foi divertido ver como o filhote ficava deslumbrado, à distância a ver saírem faíscas quando a pedra do esmeril entrava em contacto com o ferro das ferramentas, dizia ele “Que fixe!”.

Com a primeira tarefa concluída, falta agora encabar os machados que estragamos e mudar o cabo às enxadas e ao alvião que está em muito más condições.

Na Quinta-feira fui à Drogaria para comprar os cabos e as cunhas para poder proceder à troca de cabo de forma a podermos utilizar as ferramentas de forma segura.

E pronto já temos ferramentas para podermos começar o nosso ambicioso plano. Tanto eu como o filhote estamos entusiasmados, vamos lá ver se conseguimos manter o entusiasmo e o conhecimento necessário para levarmos o nosso projeto em frente.

Sábado completo dedicado a limpar uma área pequena de terreno cheio de silvas.

1º Limpeza das silvas e outras ervas daninhas. Através da ajuda de um ancinho, consegui retirar o silvado mais grosso, bem como as ervas mais altas
2º Rapar as ervas. Com a ajuda da enxada “rapei” as ervas da área onde programei plantar tomates e pimentos.
3º Preparação da terra e arrancar as raízes das ervas. Com a ajuda de um alvião cavei a área planeada, a princípio com alguma dificuldade devido à existência de imensas pedras e pelo facto de a terra estar muito seca.
4º Sachar com a enxada a área de forma a preparar a terra para a plantação.
5º Construção de carreiros para plantar.
6º Com a ajuda de um ferro abri nos carreiros buracos com mais ou menos 5 cm de profundidade e um espaçamento entre eles de 10 a 15 cm. Depois com ajuda do filhote colocamos as plantas do tomate e dos pimentos e depois cobrimos com terra de forma a ficarem enterrados na mesma.
7º Após a conclusão da plantação, com a ajuda de um regador regamos a nossa pequena horta.

Domingo, continuamos a nossa saga através da limpeza de mais área de terreno e depois realizamos uma fogueira para podermos queimar as ervas e os galhos da atividade de podar e cortar as trepadeiras.
Para quando a conclusão da tarefa de limpar 650m2 de terra, tirar silvas, sachar a terra, tirar as ervas e lavrar a terra para ficar preparada para o cultivo e ainda faltam umas traves de lenha para cortar. Muito trabalho se advinha para estes amadores.

0 comentários:

Enviar um comentário