Não sou propriamente um amante de ameixas mas a minha avó tinha em casa três ameixoeiras que acabaram por vingar, como ela já tem duas ameixoeiras grandes, resolveu dar-me uma para plantar na horta 2, deu uma a um casal amigo e a outra ficou com ela.
Quando a tirei do terreno da minha avó, a principio pensei que a tarefa fosse mais fácil. A Ameixoeira estava bastante funda e tinha muitas raízes. Tive de cavar cerca de 50 cm ou mais para poder tirá-la.
Na horta 2 escolhi um sitio solarengo onde plantar a ameixoeira. Primeiro tive de fazer uma cova com cerca de 50cm e coloquei a árvore.
Enchi a cova com cerca de 40cm de estrume e o resto da cova tapei com terra. O estrume para fornecer nutrientes e a terra para dar suporte e sustentar o crescimento. Como a árvore foi transplantada achei por bem não só enterrá-la bem fundo como fornecer-lhe muitos nutrientes (estrume) para que esta possa crescer.
Esta ameixoeira irá dar ameixas pretas. São poucos os frutos que nos presenteiam com um tão variado leque de cores como as doces e sumarentas ameixas.
Em Portugal a época da ameixa vai de Julho a Setembro.
Descrição:
O nome científico da ameixa é Prunus Doméstica.
Uma das
particularidades das ameixas é que existem mais de 2000 variedades. As
ameixas são classificadas em seis grandes grupos: Japonesa, Americana,
Damson, Ornamental, Selvagem e Europeia oferecendo-nos um vasto leque de
tamanhos, formas e cores.
Embora sejam normalmente
redondas, podemos também encontrá-las ovais e em forma de coração. A sua
pele pode ser vermelha, roxa, preto azulado, verdes, amarela ou âmbar
enquanto que a sua polpa pode ser amarela, verde, rosa e laranja.
Um
verdadeiro arco-íris.
0 comentários:
Enviar um comentário