De mais! Hoje fiquei estupefacto
quando, após ter recebido uma prenda e depois de abrir o embrulho, ouvir o meu
filhote dizer que já tinha um BeyBlade.
- BeyBlade, mas que raio de coisa
é essa que eu nunca ouvi falar. – Pergunto curioso.
- É isto. O Manuel da minha
escola também tem um. – Diz-me o filhote todo contente.
Bem, nunca tinha ouvido falar em
tal coisa, mas há sempre uma primeira vez para tudo. Quando olho mais
atentamente para o objeto e para o seu funcionamento, fico espantado com o nome
que lhe atribuíram, porque para mim aquilo é uma espécie de pião. Não pude
deixar de rir e fiquei tão curioso que resolvi consultar a Internet para
perceber porque raio se chama BeyBlade e não jogo do pião.
“Beyblade é um brinquedo baseado no Beigoma, uma espécie de pião
tradicional japonês, porém numa versão mais "tecnológica", cuja
produção foi iniciada pela Takara em 1997. Em 2002, a Hasbro produziu beyblades
baseadas na série correspondente de televisão.
No brinquedo, a regra básica é jogar o oponente para fora da cuia,
denominada Beystadium, ou então fazer o adversário parar de girar.”
E continuo eu a perguntar qual a
diferença para o jogo do pião, onde se fazia um circulo e se tentava afastar os
restantes piões. Já sei só pode ser a parte da “tecnologia” que faz a
diferença, mas lá fui consultar as regras deste famoso Beyblade.
“Uma beyblade básica é constituída de cinco partes (de cima para
baixo): bit chip, anel de ataque, disco de peso, uma engrenagem giratória e
base laminada. Ao mudar as peças, o ataque, defesa e giro podem ser alterados.
O bit chip não tem nenhuma função especial, mas, na série de televisão e nos
videogames, é lá que fica a Fera-Bit.”
Quando li isto, percebi logo que
estava perante “tecnologia de ponta”, aliás comecei a perceber que realmente o
nosso problema (Português) é não trabalharmos o que é nosso e publicitá-lo de
forma conveniente, mas continue com a minha pesquisa.
“Nas regras oficiais de beyblade, as "regras de poderes especiais
de espíritos" podem ser usadas numa batalha, para mudar a regra de
lançamento:
- Lançamento reverso da lDrago(Dragão) -o lançador atira o lDrago para a esquerda.
- Lançamento atrasado da Draciel (Tartaruga) - lançar a beyblade cinco segundos após a do adversário.
- Lançamento poderoso da Dranzer (Fênix) - pode usar um disparador especial, enquanto que o oponente só pode usar um disparador simples.Lançamento personalizado da Driger (Tigre Branco) - o oponente não pode usar uma beyblade personalizada.”
Conclusão, aguardo ansiosamente
para que uma das grandes marcas mundiais ou um grupo nipónico qualquer à força
do marketing traga de novo o jogo da macaca, do elástico, do arco, o
mato ou outro qualquer que caiu no esquecimento.
0 comentários:
Enviar um comentário