Subscribe:
Um dragão confuso que encontrou o hobbie perfeito, a agricultura.

Labels

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Trabalhos em Outubro

cantos de trabalho
http://www.aulamuseopacodiez.net/cantos_trabajo/cantos_labor.jpg 
Começou o mês de Outubro o que significa que o trabalho no campo dobra. Depois de ter passado as ultimas semanas a cortar mato e a limpar terrenos é tempo de prepará-los para o cultivo.

1º: Nos antes anteriores o produto da limpeza dos terrenos era alvo de uma queimada. No entanto, como passou a ser proibido, agora existe a obrigatoriedade de pedir licença à Câmara Municipal e se , estou em erro solicitar a presença dos bombeiros. Apesar de os “vizinhos” continuarem com o mesmo método, no ano passado tive uma má experiência. Um dos vizinhos chamou a polícia, porque pensou que eu ia queimar o produto das limpezas por ter feito uma pilha. Não percebi bem porquê, mas também não perdi muito tempo a pensar no assunto. Sendo assim, resolvi pedir à Junta de Freguesia para passar com a carrinha e recolher. Assim evitam-se problemas e resolve-se o problema de vez. Outra forma, bem melhor seria ter um triturador para poder aproveitar como fertilizante para a terra, mas infelizmente é um instrumento demasiado caro, para quem faz agricultura por gosto e como hobbie.

2º: Fresar a terra. Dado o tempo chuvoso dos últimos dias, a tarefa de fresagem foi bem menos complicada do que em vezes anteriores. O único problema foi a terra compacta no início, mas à medida que fui fresando ela soltou-se e ficou um “mimo”.

3º: Como os tabuleiros de penca ainda não estão prontos, comecei a semear muito tarde, comprei uns pés de couve e cebolo. A batata que supostamente já devia ter grelado este ano foi atacada pela borboleta e nada de semente, sendo assim resta duas batatas doce que resolvi plantar para experimentar.
Fiquei ainda com uns canteiros reservados para a penca e cebolo que ainda está nos tabuleiros, para as favas e depois se verá.


4º: Podar árvores de fruto. De forma a preparar melhor as árvores para o inverno, torná-las mais fortes e rejuvenescê-las, é necessário proceder à poda que deve ser feita com cortes diagonais.