Subscribe:
Um dragão confuso que encontrou o hobbie perfeito, a agricultura.

Labels

domingo, 30 de setembro de 2012

Feijão Catarino

Sábado foi dia de feijão, estou farto de ver feijão :)

Logo pela fresquinha foi tempo de apanhar os feijoeiros ... "ina" tantos ... mas hoje foi especial porque contei com a ajuda da avó, sogro, mãe, casal amigo e os "ajudantes" ou deveria dizer estrovantes lololo

Foi um dia fantástico, assim depois de arrancar os feijoeiros, fiquei liberto para outras tarefas que num outro post descreverei. 

Depois de amontoar os feijoeiros que arranquei, a "malta" procedeu à separação das vagens dos feijoeiros. As vagens foram colocadas no carro de mão e os feijoeiros, "despidos", amontoados para dar a uns vizinhos para servir de alimento ás ovelhas e cabras.

As vagens foram separadas e as mais secas foram colocadas em exposição ao sol de forma a poderem secar e as vagens mais verdes foram separadas para depois serem removidos os feijões.


Durante a tarde e noite foi tempo de recolher os feijões das vagens primeiros os mais secos e depois os mais verdes.

O resultado é fabuloso, Quilos e Quilos de feijão e muito dele foi também oferecido a alguns familiares e amigos. De uma só vez contei 10 kg de feijão e isso não é 1/4 do resultado final ...

Agora mesmo que escrevo este post, não conseguimos acabar de recolher todos os feijões, "safa" tanto feijão :)

O que realmente é especial é a confraternização a interajuda, a alegria e a disponibilidade para ajudar de todos os envolvidos, faz-me lembrar de outros tempos, onde me lembro da reunião em casa dos meus avós em alturas de colheita, embora fosse pequeno ainda tenho recordações desses tempos.

Carateristicas:

Feijão Catarino (Phaseolus vulgaris)

Especificidades – feijão raiado de óptimo sabor e textura aveludada. Fica rosado depois de cozinhado. Rico em fibras, Vitamina B, ferro, potássio, magnésio.

Uso culinário – usado em sopas, saladas, molhos, cremes, croquetes, guisados. 

0 comentários:

Enviar um comentário