Subscribe:
Um dragão confuso que encontrou o hobbie perfeito, a agricultura.

Labels

domingo, 7 de outubro de 2012

Maracujá Banana


Um casal amigo ofereceu-nos 3 plantas, uma das quais o Maracujá Banana. Como não podia deixar de ser, prontamente plantámos nos dos cantos do terreno, no sitio onde a parede é mais alta, uma vez que esta trepadeira pode crescer bastante em altura.

Embora já tivesse ouvido falar nunca tinha equacionado plantar este tipo de árvore de fruto, porque pensei que não fosse fácil de desenvolver num clima ameno como o de Portugal, mas o fato é que depois de ter indagado sobre o assunto cheguei à conclusão que existem bastantes casos de sucesso, vai daí, mãos à obra ...

Maracujá Banana (PASSIFLORA MOLLÍSSIMA) é originário dos vales Andinos da Venezuela, leste da Colômbia à Bolívia e Peru em altitudes superiores a 3000M. 

É um distinto e muito admirado membro da grande família PASSIFLORA.

Trata-se de uma trepadeira vigorosa que pode atingir entre 6 – 7 metros, muito aromático, de polpa alaranjada e doce, é muito cultivado na Califórnia, no Hawai e no estado de Madras na Índia.

Suporta temperaturas até-2ºC , e adaptou-se muito bem em altitudes entre 1200 – 2000 m.

Na Califórnia é cultivada como planta ornamental.

Em espaços amplos, com bom controle de ervas daninhas e com adubação adequada a colheita pode chegar a 200 – 300 frutos por vinha. 

Apesar de ser uma trepadeira que cresce muito depressa, tal como a maioria dos maracujás tem um tempo de vida curto, 5 a 7 anos.

A planta deve ser podada de forma a melhorar a corrente de ar, reduzindo as doenças e para facilitar a manutenção e tratamento da mesma.

O Maracujá  Banana é bastante produtivo, tem um crescimento rápido e os frutos são deliciosos. 

Os frutos são consumidos ao natural, em sumo, gelados, cocktail ou até em doces.


5 comentários:

  1. Boa tarde acabei de comprar umas sementes de maracujá banana. Espero a sua entrega para as semear e acompanhar todo o processo de crescimento e espero que de criação de frutos. Já agora obrigada pelos seus posts, pois tenho aprendido muito consigo. Na semana passada decidi criar um blog onde faço como que um diário com os acontecimentos da minha pequena horta, espero que não se importe que mencione num post ou outro o seu blog. O meu blog é http://smallgardenn.blogspot.pt/.

    continue e muito sucesso

    ResponderEliminar
  2. Como faço para adiquirir as sementes??????
    Rivaldo de Azevedo
    razevedo98@gmail.com

    ResponderEliminar
  3. Como faco para coseguir sementes de maracujá banana

    ResponderEliminar
  4. Como faco para coseguir sementes de maracujá banana

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde semei o maracujá banana em Março e em Maio mudei para o terreno e agora está carregado de fruto, mas o problema é que anda muitas formigas e o que aconselham para combater esta praga?

    ResponderEliminar