Subscribe:
Um dragão confuso que encontrou o hobbie perfeito, a agricultura.

Labels

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Opinião sobre Motoenxada Viking HB 585


Para poder ajudar eventuais interessados em equipamentos, como uma motoenxada, aqui fica a minha opinião depois de finalmente ter dado uso à motoenxada Viking HB585 que acabei por comprar.

O Equipamento é em termos de aparência realmente bonito, apresentando um aspeto moderno, daí ter ganho alguns prémios no seu segmento. Neste ponto é realmente muito melhor que todos os outros que tive oportunidade de obter informação e de ver com os próprios olhos.

Em termos de arranque é excepcional, é a primeira motoenxada que tenho, mas em todos os equipamentos que tive, em que tinha que "puxar" um automatismo para ativar o motor (roçadora ou motoserra), nunca tinha sido tão fácil, aliás das 6 vezes que usei arrancou sempre à primeira.

Em termos de potência do motor, também fiquei satisfeito, uma vez que trabalhei um terreno com 700 m2 e outro com aproximadamente 1500m2 e não tive problemas nem a fresar nem a abrir regos.

Outra coisa muito boa é o facto de poder facilmente alterar a distância de fresagem (30, 60, 85, mais ao menos).

Uma desvantagem para os motocultivadores é a utilização de acessórios. Embora tivesse feito a aquisição do abre regos, arranca batatas (ainda não experimentei) e dos pneus de trator, não é certamente a mesma coisa do que utiliza-los num motocultivador, até porque geralmente são equipamentos com mais potência.
No entanto, há um aspeto fantástico, que destaco deste modelo da Viking HB585, é o facto de conseguirmos regular a velocidade, embora tenha apenas uma velocidade para a frente e outra para trás através duma alavanca no guiador conseguimos controlar a acelaração do equipamento, e isto é mesmo muito importante principalmente quando se utilizam acessórios como o abre-regos e os pneus de tractor, caso contrário a motoenxada torna-se demasiado difícil de controlar e dificílimo de abrir regos. Outra coisa que destaco é que graças a este sistema nem tive necessidade de comprar os pesos para as rodas, embora este facto também se deva à qualidade da terra.

O único inconveniente, mas que se estende a todos os outros equipamentos similares é a troca de acessórios que é sempre aborrecida.

Veredicto final: NOTA 10 (0 a 10)

7 comentários:

  1. Boa noite,estou a ler o seu blog pela primeira vez parabéns pela motoenxada que adquiriu, eu comprei uma honda à cerca de 4 anos é uma GX160.
    Estou satisfeito com ela, faz um trabalho excelente.
    vou dar uma dica para o Sr. se quiser aproveitar claro, que tem a ver com a manutenção e o tempo que ela não vai estar a ser utilizada.
    se estiver muito tempo sem ser utilizada ex: mais de um mês deve retirar todo o combustivel e não guarde o combustivel em depósito suplementar ponha-o no seu carro e da próxima vez compre novo combustivel, agora o mais importante para manter o motor sempre impecável alem da limpeza exterior retire avela sempre com o motor frio e puxe o cordão do motor e quando o piston estiver cá em cima (pode ver colocando uma chave de fendas no interior e ir puxando devagar a chave vai subindo) quer dizer que o piston fechou a câmara de combustão. Coloque uma colher de óleo do motor pela orificio da vela. coloque a vela e deixa a motor da motoenxada nesta posição até à próxima utilização, na próxima vez que colocar o motor a trabalahar vai sair fumo branco pelo esacape não tem problema é a consumir o óleo que o Sr deitou com a colher para proteger o piston. Assim a sua motoenxada vai durar muito tempo e sempre com os orgãos internos do motor impecáveis.
    cumprimentos
    e bom ano 2013
    Francisco Madriana

    ResponderEliminar
  2. Boa noite, em relação a troca de acessorios faça um cavalete em tubo para poder suspender a mota, que este será introduzido por um ferro que passa por ele e por os furos da coluna de direção.Torna-se muito facil e rapido de trocar os acessórios, pois também me deperei com esse problema e foi um alivio.
    Cumprimentos;

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, Gostava de ver uma fotografia desse cavalete para mudança de acessórios, obrigado!

    ResponderEliminar
  4. Bom dia
    Comprei uma motoenxada, tenho dificultado em fresar com profundidade porque ela tem muita potência e esta sempre a fugir para frente. Gostaria de saber utiliza-la para fresar.
    Obrigado pela resposta

    ResponderEliminar
  5. Bom dia
    Comprei uma motoenxada, tenho dificultado em fresar com profundidade porque ela tem muita potência e esta sempre a fugir para frente. Gostaria de saber utiliza-la para fresar.
    Obrigado pela resposta

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho um problema que a frezas não rodam

    ResponderEliminar
  7. Tenho o mesmo problema na viking 585

    ResponderEliminar