Subscribe:
Um dragão confuso que encontrou o hobbie perfeito, a agricultura.

Labels

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Semear Milho


 
Concluído o projeto do "Terreno da Minda" pensei em semear milho.

Após a aquisição dos acessórios para a motoenxada, eis que houve necessidade de dar uso ao material :)

Mais uma vez tive de consultar a opinião de quem sabe (vizinhos e familiares) e algumas pesquisas na Internet para saber qual o melhor destino a dar ao terreno com cerca de 1200 m2.
Depois de recolhida toda esta informação e discutida cheguei à conclusão que o melhor seria semear milho.

Houve um vizinho que prontamente me deu o resto do saco de milho de semear que lhe havia sobrado, a minha bisavó deu o resto e também feijão para semear no meio do milho para assim não precisar de colocar estacas para os feijões poderem trepar.

Para a execução desta tarefa finalmente dei uso à minha motoenxada (HB 585). Embora já tenha usado o equipamento para fresar partes da minha Horta, as extensões foram sempre tão reduzidas que não houve oportunidade para tirar partido do potencial do equipamento.

Para começar a semear o milho comecei por usar a motoenxada para fresar toda a extensão do terreno, inicialmente comecei por passar a fresa de forma não muito profunda apenas para levantar eventuais pedras, raizes e outros lixos ainda presentes no solo. Após uma primeira fresagem comecei por fresar de forma mais profunda a terra de forma a que esta ficasse leve e solta. 

Concluída a fresagem, montei os acessórios (rodas de tractor e abre-regos) na motoenxada e comecei a abrir os regos para se semear o milho. Para a tarefa de semear contei com a ajuda da minha Bisavó, tia e ajudante mais velho. Enquanto eu passava a motoenxada para abrir os regos, os meus ajudantes iam semeando o milho e o feijão.

Abrir os regos não foi tão fácil como aparentemente achei que seria, embora a terra seja boa, para que a tarefa de abrir os regos fosse mais fácil seria necessário a introdução de pesos nas rodas, mas como são caros ainda não tive oportunidade de os comprar, sendo assim tive de fazer bastante força para que as rodas não derrapassem e conseguir fazer os regos direitos. O objetivo de fazer os regos direitos foi apenas parcialemente cumprido, mas claro também foi a primeira vez :) lol

Depois de semear cobrimos o milho e os feijões com a terra de um dos lados do rego (processo manual, enxada).

1 comentários:

  1. O feijão deve ser semeado depois milho para ter onde trepar. Falta depois semear as abóboras para evitar as ervas daninhas...

    ResponderEliminar