Subscribe:
Um dragão confuso que encontrou o hobbie perfeito, a agricultura.

Labels

terça-feira, 10 de julho de 2012

Semear Feijão Catarino e Feijão Frade



Apesar de  já ter fresado o terreno onde havia cultivado as batatas, achei que o devia fazer novamente acrescentando o resultado da compostagem que fomos fazendo desde o inicio do ano. Desta forma conseguimos também fazer a correcção e nivelação do terreno.
Quando comecei a sentir a motoenxada e enterrar e a terra a ficar macia, achei que estava na altura de começar a abrir os regos.
Como já havia escrito, um dos inconvenientes da motoenxada é a montagem dos acessórios. De forma a facilitar a minha tarefa e não demorar tanto tempo a montar os acessórios, resolvi não montar as rodas de trator, reduzi o tamanho das fresas e montei o abre regos.
Como a terra estava bastante macia foi com facilidade que abri os regos, deixando uma abertura razoável no abre regos para facilitar sachar o intervalo entre os regos de feijão.

Enquanto ia abrindo os regos, a minha mãe e tia iam semeando os feijões. Inicialmente éramos só para semear feijão catarino, mas como acabaram os feijões resolvemos também semear feijão frade.
Concluída a abertura dos regos, cobrimos o feijão com a enxada. Durante todo este processo foi impressionante a quantidade de pedras que ainda retirámos ... safa tanta pedra :)

Feijão catarino - (Phaseolus vulgaris) *1
Especificidades – feijão raiado de óptimo sabor e textura aveludada. Fica rosado depois de cozinhado. Rico em fibras, Vit. B, ferro, potássio, magnésio.
Uso culinário – usado em sopas, saladas, molhos, cremes, croquetes, guisados. 


O feijão-fradinho, feijão-frade *2 ou feijão-de-corda (Vigna unguiculata) é uma planta da família das leguminosas (Fabaceae), subfamília papilionoídea (Faboideae). São plantas geralmente anuais, erectas ou trepadoras, com caules estriados e glabrescentes, isto é, com tendência a perder os pêlos que se dispõem na suas hastes. As suas folhas são trifolioladas, com apêndices (estípulas) na base do pecíolo, sendo os dois folíolos laterais oblíquos em relação ao plano do folíolo central. As flores dispõem-se em pequenos grupos semelhantes a cachos, com poucas flores, que partem da base do pecíolo das folhas (ou seja, em pseudocachos paucifloros axilares).  (continua ...)


0 comentários:

Enviar um comentário