Subscribe:
Um dragão confuso que encontrou o hobbie perfeito, a agricultura.

Labels

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Montagem de motor para rega


Nestas ultimas semanas, dada a seca a que se tem assistido o milho precisa de ser regalo, senão começa a ficar amarelo e acaba por queimar.
O terreno já possui um poço, faltava saber se teria água ou estava seco. Vai daí, arranjei um tijolo, prendi o com uma corda, desci a corda até ao fundo do poço. O poço tem 13 metros de profundidade e 4 metros de água, para esta altura até não é mau e já dá para regar o milho, pelo menos por partes.

Após as medidas conclui que valia a pena reativar o poço.

Estudei o projeto e fiz uma estimativa do material necessário para levar a cabo esta tarefa.

Material elétrico:
1 tomada T/Schuko estanque
70 metros cabo FVV 3x2,5
4m calha 22,5x1,6
80 abraçadeiras clip 20
66 metros VD 20
20 uniões 20

Material Pichelaria/Canalização:
1 motor
1 rolo de linho
15 metros de Tubo preto 1 1/4
3 canhões macho 1 1/4
4 abraçadeiras Hercules 1 1/4
1 pinha 1 1/4
8 metros cabo aço
1 sarilho (carrinho para enrolar cabo de aço)
2 serra cabos
1 curva de latão 1 1/4
1 Tê de latão 1 1/4
1 Redução de latão 1 1/4 x 3/4
1 Torneira esfera 3/4
1 Passador esfera 1 1/4
2 casquilhos duplos de latão de 1 1/4
1 copo de respiro
8 metros de mangueira de nível
2 abraçadeira 3/8
2 canhões 3/8

Após a aquisição do material na Drogaria MRocha, executei primeiro a parte elétrica, uma vez que era necessário "buscar" corrente ao quadro da cave da casa perto do terreno. Esta fase pretendia simplesmente disponibilizar corrente para se poder ligar uma tomada com corrente elétrica para ligar o motor para puxar a água do poço. Assim na entrada do terreno foi colocada uma tomada T/Schuko estanque para poder ser utilizada para ligar o motor ou mesmo qualquer ferramenta elétrica necessária.

Com a tomada instalada e devidamente testada, passei à segunda fase.
Primeiro retirei a mangueira e um motor do fundo do poço, que deve ter caído já há muitos anos, depois foi colocado o sarilho, enrolado o respetivo cabo de aço e amarrado ao motor e preso com um serra cabos.
Montei a pinha numa das pontas to tubo, montei a mangueira de nível atarraxando numa das entradas do motor e colocando o respetivo copo numa das extremidades.

Depois através do sarilho desci o motor até que a pinha pudesse procurar água, aumentei o cabo elétrico de forma a esta chegar à tomada previamente instalada e testei o motor.

A principio este não mostrou sinais de puxar água, embora estivesse a trabalhar, calculei que tivesse de encher o tubo de água e a mangueira de nível. Depois de encher liguei novamente e após 2 minutos finalmente começou a sair água.

Desliguei o motor e instalei um passador e uma torneira de 3/4. O passador para uma mangueira de 11/4 e a torneira de 3/4 para encher um balde ou simplesmente para lavar as mãos e outras utilizações mais corriqueiras.

Mais uma vez testei e "voilá" temos água :) lol

0 comentários:

Enviar um comentário