Subscribe:
Um dragão confuso que encontrou o hobbie perfeito, a agricultura.

Labels

quinta-feira, 8 de março de 2012

Final da Saga do Assassino


Pronto acabei a Saga do Assassino! Devorei os volumes IV e V (versão Portuguesa)!
Depois de ter acabado de ler a obra de George R R Martin, que é considerada uma das melhores obras de Literatura de Fantasia, devo dizer que a obra de Robin Hobb, não lhe fica nada atrás. Não que sejam propriamente comparáveis apesar de ambas serem de ficção/fantasia, mas muito diferentes tanto na forma como no conteúdo.

Tal como referi quando comecei a ler o volume I, esta foi o primeiro livro de ficção em que a personagem principal é ao mesmo tempo narrador. No início pensei que eventualmente se tornasse uma saga demasiado fantasiada e até mesmo falaciosa ou facciosa, por o narrador ser a personagem principal, no entanto a perspetiva é a de alguém que apesar de todas as contribuições e toda a sua dedicação em prol do seu rei, vê toda a sua vida fugir-lhe, para se dedicar a salvar o seu reino.

Ao contrário da obra de George R R Martin, que me parece caminhar a passos largos para um final duvidoso e muito pouco consentâneo com o início das duas crónicas, esta tem um final muito bom e acaba de forma surpreendente, completamente plausível e perfeitamente integrada na própria história que é narrada.

O livro não tem muitas personagens e as que realmente têm interferência direta no desenrolar da história contam-se “pelos dedos das duas mãos”. No entanto, não é por ter menos personagens que o enredo se torna simples, mas realmente exige mais da escritora, e reparem bem que são 5 volumes, onde a cada livro o interesse é exponenciado.

Muito Bom!

0 comentários:

Enviar um comentário