Subscribe:
Um dragão confuso que encontrou o hobbie perfeito, a agricultura.

Labels

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Preparação da terra para novas culturas


Depois de colhido o milho foi necessário fresar o terreno para novas culturas.

Com a motoenxada fresei a terra sem tirar as canas do milho, embora seja bastante mais desgastante e exige mais força, achei que assim pouparia mais tempo e as canas servem de estrume.

Durante a fresagem, como algumas canas ainda não estavam completamente secas, houve necessidade de constantemente engrenar a marcha trás, de forma a soltar algumas canas que se enleavam entre as fresas e algumas vezes parar a máquina para manualmente retirar as canas que persistiam em ficar entre as fresas.

Foi sem duvida um trabalho árduo e desgastante, foi praticamente um dia inteiro para fresar uma área de aproximadamente 1000m2.

Após esta fresagem o terreno ficou a repousar durante uma semana, na qual apenas tive o cuidado de amontoar as canas maiores que não foram trituradas pelas fresas, assim fiz três montes que com o tempo secaram e serviram de estrume para adicionar nutrientes à terra.

Uma semana depois, fresei novamente toda a extensão de terra, primeiro desenhando linhas na horizontal e depois na vertical. Após esta primeira fresagem facilmente percebi que a terra estava bastante mais solta e o esforço foi bem menor que na semana anterior.



Feita a primeira passagem tanto na vertical, como na horizontal, foi altura de fazer uma nova fresagem, mas agora com mais profundidade. Um dos objetivos era remover pela raiz não só ainda algumas canas que pudessem ainda permanecer, mas também remover as ervas pela raíz.

0 comentários:

Enviar um comentário