Subscribe:
Um dragão confuso que encontrou o hobbie perfeito, a agricultura.

Labels

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Brazil – John Updike


Hoje foi-me devolvido um livro que havia emprestado a uma colega e que me adorei e para quebrar um pouco a literatura fantástica, aqui fica uma sugestão de um livro absolutamente fantástico, como diz a critica do The New Yorker:

“Escaldante… De cortar a respiração… No Romance de John Updike (O Brasil) surge como um país antigo e novo.” 

Brazil é uma história de amor e de morte - em um cenário de disparidades vertiginosas, primitivo e moderno, inexplorado e superpopuloso, miserável e nababesco. Neste país ao mesmo tempo real e imaginário, Tristão e Isabel, contra tudo e contra todos, e impulsionados por uma paixão erótica que não conhece limites, rompem as barreiras de cor e de classe, do espaço e do tempo, da dor e do prazer para cumprirem minuciosamente, até o trágico e irônico final, o destino que lhes coube.

Recriando em terras brasileiras o mito do amor fatal e avassalador, John Updike proporciona-nos, pela via real da imaginação, tanto uma intrigante perspetiva das complexidades brasileiras quanto uma exaltação do poder dos vínculos amorosos e das suas luzes e sombras.

Foi um livro que me surpreendeu pela positiva, é um relato absolutamente brutal da realidade não só económica mas também social de um país como o Brasil. É escrito sem rodeios, direto e objetivo relatando os factos de forma que por vezes parece tão cruel.

0 comentários:

Enviar um comentário