Subscribe:
Um dragão confuso que encontrou o hobbie perfeito, a agricultura.

Labels

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Raphanus sativus dos 18 dias


Semeei 5 sementes de rabanete (Raphanus sativus) dos 18 dias e ontem tive a oportunidade de colher os três primeiros que pelo aspeto me parecem bastante interessantes.


Rabanete (Raphanus sativus) é uma planta da família das Brassicaceae, originária da região mediterrânea. A sua raiz apresenta-se como um bulbo comestível de cor vermelha e sabor picante.
Devendo ser consumido cru, em saladas, o rabanete tem a capacidade de limpar os dentes e desenvolver os músculos mastigadores das crianças. Ele também é um bom expectorante natural e estimulante da digestão.


Algumas informações sobre rabanetes: 
O rabanete é uma hortaliça anual de raiz, cultivada desde à antigüidade e consumida no mundo todo por seu sabor adocicado, refrescante e picante. Ele pertence à família Brassicaceae, a mesma da couve, do nabo, da mostarda e do agrião. Inúmeras variedades de rabanete estão disponíveis, selecionadas principalmente por suas características e por época de plantio. Assim, há variedades próprias para plantar no verão, primavera, inverno ou outono. Da mesma forma, há grande variação no tamanho, na forma e nas cores das raízes, que na maioria das vezes são alongadas ou esféricas e de cor branca ou vermelha, incluindo mesclas. Há também variedades próprias para a produção de sementes, que podem ser utilizadas como tempero ou na extração de óleo.

Ainda faltam colher mais 2 rabanetes dos 18 dias, que em principio vou deixar sem colher, de forma a que este possa produzir pequenas flores brancas ou arroxeadas, masculinas e femininas, que quando polinizadas de forma cruzada (entre plantas diferentes) por abelhas, originarão frutos do tipo síliqua, deiscentes. Os frutos contêm pequenas sementes, de cor marrom, que podem conservar o seu poder germinativo por até 10 anos.O rabanete é uma planta muito fácil de cultivar e de ciclo rápido, é indicado para qualquer tipo de horta, onde pode ser consorciado com outras hortaliças mais exigentes, nas entrelinhas.O rabanete é interessante para ensinar as crianças a plantarem e apreciarem as hortas, a natureza e os alimentos naturais. Os pequenos não têm a mesma paciência que os adultos, mas com os rabanetes o sucesso é praticamente garantido. O rabanete pode ser consumido cru, levemente cozido, ou em conservas. Acrescentando cor, crocância e frescor em saladas diversas.Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, drenável, neutro, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.O ideal seria o desenvolvimento em clima ameno, no entanto, com o calor que tem estado pensei que os rabanetes não “vingassem”, mas parece que estava enganado :)A semeadura deve ser realizada diretamente no local definitivo, em canteiros destorroados e elevados por pelo menos 15 cm, para o rápido desenvolvimento das raízes. As sementes germinam em 4 a 10 dias e os rabanetes podem ser colhidos em cerca de 33 dias. Não realizar a colheita tardiamente sob pena de ter apenas rabanetes fibrosos e secos.No meu caso semeei os rabanetes em sementeira e posteriormente transplantei-os, no entanto, o resultado parece interessante :)

0 comentários:

Enviar um comentário